PUBLICIDADE

Madeira rústica leva requinte em casas e ambientes corporativos

Transformar a casa ou o escritório num ambiente bucólico remete a força da natureza e tempo. Em era tecnológica, contrasta com a atmosfera urbana da cidade

Aparência: Versátil a madeira rústica combina com muitos elementos da decoração
Aparência: Versátil a madeira rústica combina com muitos elementos da decoração -

Transformar a casa ou o escritório num ambiente bucólico remete a força da natureza e tempo. Em era tecnológica, contrasta com a atmosfera urbana da cidade

A versatilidade das formas e dos tons faz dos produtos de madeira rústica um show a parte. Transformar a casa ou o escritório num ambiente bucólico remete a força da natureza e do tempo, além disso, em era tecnológica, contrasta com a atmosfera urbana da cidade, sem deixar de lado é claro, o requinte e a sofisticação de quem busca um visual confortável, moderno e exclusivo. 

A madeira rústica ganhou maior espaço e mais visibilidade nesta última década, quando os designers de interiores e arquitetos visionários perceberam a importância de desenvolver projetos diferenciados e mais sustentáveis. Diante desse desafio, identificaram inicialmente nas sobras e descartes de materiais das serrarias a possibilidade de trazer o campo para dentro da cidade. A ideia dos profissionais é mesclar o meio rural com o cenário cosmopolita, reproduzindo uma identidade que agrade diferentes estilos. Utilizada para compor os lares e outros tipos de ambientes, o produto é retirado da floresta em forma de tora e pode ser serrada ou não. “São aproveitados os detalhes mais marcantes da peça. Pode ser um furo, a sua casca, os galhos retorcidos, pedaços queimados e suas diversas tonalidades”, comenta a designer de interiores e empresária do setor madeireiro, Paola Mirele Tochinski. 

Presente em cenários de novelas, vitrines de lojas, capas de revistas, mostras e feiras de design, hoje, compor alguns detalhes da casa ou do trabalho com a madeira rústica é o sonho de nove entre 10 pessoas. “Mesmo sendo um material puro, a opção de ter a madeira rústica dentro da decoração e em outros projetos foge do convencional, pois transforma desde ambientes pequenos até os grandes espaços em locais refinados”, destaca a empresária. Por ser um produto exclusivo, a madeira rústica tem alto valor agregado, o que torna quase que um artefato de status em residências e em meios corporativos. Porém, segundo os especialistas da área, a durabilidade do material compensa o preço. 

Ausência de árvores iguais garante exclusividade

A diversidade de tons caramelados, avermelhados e amarelados confere mais naturalidade à peça. O visual campestre pode ser traduzido em formas de painéis decorativos, molduras, aparadores, diversos tipos de mesas, armários, bancos, jardins, pérgolas. Enfim, há uma série de possibilidades para incrementar a aparência do ambiente. “A natureza é perfeita, não existem duas árvores iguais no mundo. Por isso, a madeira rústica é única e singular, quem eleger o produto para o seu projeto com certeza estará levando algo exclusivo para casa”, destaca Paola. 

É bom lembrar que o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – emite uma certificação que atesta a origem da madeira. A certidão chamada DOF – Documento de Origem Florestal – garante que a madeira não é proveniente de desmatamento ambiental e é entregue ao consumidor final junto com a nota fiscal do produto. Somente fornecedores autorizados é que possuem esse registro. Portanto, na hora de escolher o produto não se esqueça do mais importante: contribuir sempre com o meio ambiente. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE