PUBLICIDADE

PG lidera geração de vagas de emprego no Paraná

Em Setembro, Ponta Grossa foi a cidade que mais gerou novas vagas de emprego entre as 60 maiores cidades do Estado

Imagem ilustrativa da imagem PG lidera geração de vagas de emprego no Paraná

O mês de setembro evidenciou Ponta Grossa no cenário estadual do emprego. Números revelados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que 361 novas vagas de trabalho foram geradas durante o mês, número que coloca o município na liderança entre as 60 maiores cidades do Estado na geração de oportunidades. O saldo positivo resultou das 2.557 admissões e dos 2.196 desligamentos. No Paraná foram abertas 2.801 vagas, enquanto que no Brasil, 34.393.

Apenas outras duas cidades geraram mais de 300 vagas novas com carteira assinada no acumulado do mês: Pato Branco (346) e São José dos Pinhais (318). Entre as demais cidades com população superior a 200 mil habitantes, Maringá apareceu na terceira colocação, com 290 vagas geradas. Foz do Iguaçu (145) e Cascavel (44) também apresentaram resultados positivos, enquanto que as duas cidades mais populosas do Paraná apareceram na ‘lanterna’ do ranking: Londrina como penúltima, por perder 147 vagas no mercado de trabalho e Curitiba na última colocação, por fechar 883 postos de trabalho.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare exaltou os números, mas revela que, independente de Ponta Grossa ser a cidade que mais gerou vagas, é importante que esses números sejam mantidos. “É claro que ficamos felizes por estar positivo, mas o importante não é estar competindo com outras cidades, mas estar gerando emprego e poder oportunizar a população, que é o que a cidade mais precisa”, ressalta.

Segundo Carbonare, a justificativa para os números positivos é o trabalho continuo, de muitos anos, com a industrialização que faz com que o município possa colher os frutos em diversas áreas. “Esses investimentos na cidades trouxeram um momento de desenvolvimento, e os números só vêm a confirmar. A indústria sempre traz reflexos em outros setores, dando uma sequência na contratação no setor de serviços e no comércio. O importante é que o mercado está reagindo”, destaca Carbonare.  

Setores

Entre os setores que mais geraram vagas neste mês de setembro, destaque para o setor de comércio. No total, 123 foram novas oportunidades abertas. Com isso, no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo do emprego voltou a ficar positivo (+50) neste segmento, que mais registrou demissões nos últimos anos. O setor de serviços foi o segundo que mais reagiu, com 93 contratos novos; enquanto que na indústria o saldo foi 72. Também ficaram positivos a administração pública (71 novas vagas) e a construção civil (8).

Acumulado do ano

O resultado positivo em setembro contribuiu para que o saldo positivo no acumulado do ano se aproximasse de mil em Ponta Grossa, somando 985 novas vagas criadas. Na comparação entre as 60 maiores cidades do Estado, Ponta Grossa é a nona que gerou mais oportunidades. A líder estadual é Pato Branco (2,1 mil vagas); enquanto que Londrina (-811) e Curitiba (-5,3 mil) foram as que mais fecharam vagas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE