PUBLICIDADE

Investimento no ‘Mercadão’ irá gerar mil vagas diretas em PG

Com a revitalização do prédio e a construção do novo complexo, perspectiva é de que todo o entrono seja beneficiado

Imagem ilustrativa da imagem Investimento no ‘Mercadão’ irá gerar mil vagas diretas em PG

O investimento de R$ 73,2 milhões, que será aplicado pela Tekla Engenharia no projeto de revitalização do Mercado Municipal de Ponta Grossa, deverá gerar um efeito cascata na economia local. Mais do que reativar um imóvel e construir novos, que irão abrigar um hotel e um edifício-garagem, serão geradas aproximadamente mil vagas de emprego diretas no complexo, que também irá contribuir para o desenvolvimento de todo o entorno, fomentando o empreendedorismo naquela área da cidade. Empregos e empresas, aliás, que renderão mais dividendos ao município, através de impostos.

Nesta quarta-feira (18), foi publicada a homologação do resultado da concorrência, e nos próximos dias será realizada a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Tekla, que venceu a licitação e terá a concessão do espaço por 35 anos. A empresa confirmou que, imediatamente após a assinatura da ordem de serviço, dará início a toda a mobilização necessária para colocar em andamento a obra de revitalização do espaço. Com isso, nas próximas semanas, as primeiras vagas para a construção civil serão abertas. A Tekla informou que serão geradas entre 100 e 200 postos de trabalho apenas durante a construção. Já ao final das obras, quando em funcionamento pleno o mercado, hotel e estacionamento, serão mil vagas geradas.

“Estamos com grandes expectativas com esse investimento. A partir do momento que as obras iniciarem, vai gerar emprego. E a empresa já demonstrou o interesse da parceria com a Agência do Trabalhador, de oferecer boa parte das vagas pela agência”, antecipa John Elvis Ramalho, gerente de Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. “E isso sem contar que cada emprego direto gera indiretos, então vai incrementar os números da cidade. Vai ser fantástico, porque será um avanço significativo para o município, e me deixa muito contente e ansioso oferecer vagas para a população”, completa, recordando que o espaço está sem funcionar há pelo menos 20 anos. Interessados, segundo ele, já podem ir procurando a Agência do Trabalhador para fazer o cadastro, pois quando as vagas surgirem, haverá a convocação.

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, recorda que hoje, da forma como está, há uma desvalorização da região. Porém, quando em funcionamento, todo o entorno será impactado, fomentando o empreendedorismo e gerando mais impostos. “Agora a gente volta a valorizar toda área. Isso é importante ao município, porque outros comércios se desenvolverão ao redor de toda essa economia que está sendo criada. E é lógico que mais de 200 lojas, com seus faturamentos, interfere na economia, na arrecadação de impostos, geração de renda, inclusive na própria construção”, ressalta. 

Aporte deverá estimular novos investimentos

A revitalização do Mercado Municipal e a criação de um complexo comercial naquela área é muito bem avaliada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, a Acipg. Na visão da diretora de comércio da entidade, Milane Barbur, todo o entorno ganha com esse aporte. “Nós vemos com muito bons olhos essa revitalização. É uma área que há muito tempo está abandonara, em uma região nobre, no centro da cidade, e deverá atrair muitas pessoas. Além disso, se tem uma revitalização, no entorno as pessoas se sentem mais valorizadas e estimuladas a melhorar o seu comércio, porque valoriza como um todo a região”, lembra Barbur. Com isso, inclusive o ‘Quadrilátero Histórico’ deverá ser impactado. “Quando algo fica muito tempo abandonada, a autoestima vai se perdendo. Porém é algo natural que uma área renovada faz com que a autoestima seja elevada, gerando investimentos nos estabelecimentos, porque é um local que a cidade toda vai ver”, completa.

Inauguração ocorrerá em 2018

O projeto da Tekla Engenharia prevê três investimentos no local. Além da revitalização do imóvel já existente, localizado entre as ruas Comendador Miró e Julia Wanderley, na altura do cruzamento com as ruas Benjamin Constant e Dezenove de Dezembro, dois novos imóveis serão construídos: um edifício garagem no local onde já existe um estacionamento, e um hotel, de 12 andares, no lado oposto do mercado. A partir da assinatura da ordem de serviço a empresa terá um ano para entregar a estrutura do ‘mercadão’ pronta, assim como o edifício garagem. A Tekla, porém, revelou que pretende concluir os projetos e inaugurar antes desse prazo previsto. O outro prazo previsto no contrato é o da construção do hotel, de 30 meses, totalizando até 36 meses (três anos) para o todo complexo estar em pleno funcionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE