PUBLICIDADE

Comitiva de PG busca recursos para o Aeroporto

O Prefeito Marcelo Rangel e o Secretário Paulo Carbonar tiveram uma reunião, nesta quinta, na Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Imagem ilustrativa da imagem Comitiva de PG busca recursos para o Aeroporto
-

O Prefeito do município de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, junto com o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, esteve em Brasília, nesta quinta-feira (10), na Secretaria de Aviação Civil (SAC), para reivindicar recursos para o Aeroporto Santana. Na pauta esteve o recurso de mais de R$ 40 milhões, já previsto para a ampliação do aeroporto, porém com a intenção de agilizar esse processo de repasse a acompanhar o trâmite junto ao governo federal. Esse projeto de ampliação do aeroporto foi apresentado recentemente ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa.

É a alta demanda, segundo Rangel, que faz com que o governo municipal tenha buscado essa aceleração dos repasses junto aos representantes da SAC. “Os recursos estão assegurados no Plano Plurianual, para quatro anos, mas nós queremos mais rapidez para liberação desses recursos, porque os nossos voos estão com demanda e isso acaba fazendo com que a gente pleiteie ainda mais voos regionais e até mesmo ampliação de malhas para São Paulo e outras regiões”, antecipou o prefeito. No ano passado, o Governo Federal confirmou que do programa de investimento do Governo Federal, para fomentar a aviação regional, 53 aeroportos serão contemplados em todo o país, e nesta lista está o de Ponta Grossa.

O projeto apresentado prevê obras de ampliação da pista e a construção de um novo terminal de passageiros, mais amplo, além de uma grande área para estacionamento. No caso da pista, a intenção é ampliá-la em 200 metros, para que aviões maiores, a jato (hoje o aeroporto opera apenas o turbohélice ATR-72) possam pousar e aterrissar no município, como por exemplo os Air Bus A318. A ampliação faria com que a pista tivesse 1.630 metros de extensão. Para que isso seja possível, no entanto, há a necessidade de uma alteração na malha ferroviária da concessionária Rumo, já que o traçado da linha férrea fica nas proximidades da cabeceira 26 da pista, a qual ainda hoje tem um espaço de ‘Runway End Safety Area’ (RESA).

Como o projeto está em análise, o município espera a resposta dos órgãos avaliadores. Caso haja a solicitação de alterações, o município deverá realterar o projeto, para posteriormente ser aprovado.

EPTA será inaugurada neste mês

Está em fase de conclusão o processo de instalação dos equipamentos da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto Santana. Com um investimento superior a R$ 500 mil, os equipamentos, necessários para que o aeroporto possa operar por ‘instrumentos’, estão quase todos instalados. E, segundo o prefeito Marcelo Rangel, a obra será concluída nos próximos dias, ainda no mês de agosto. “Dentro de alguns dias estremos inaugurando nosso sistema de EPTA, um investimento pesado, para dar mais segurança e controle das aeronaves no nosso espaço aéreo e também para a aproximação das aeronaves”, destaca o prefeito.

Rangel visita a embaixada da Coreia

Durante sua visita a Brasília, Rangel e Carbonar também estenderam a visita para um encontro com o embaixador Lee Jeong-Gwan, na Embaixada Coreia do Sul. Conforme o prefeito revelou a Coreia tem projetos de investimentos no Brasil, com indústrias de tecnologia e convênios na área de educação “Ponta Grossa é a cidade prospectada pelo governo coreano, e estamos trabalhando para a conquista destes Investimentos”, revelou o prefeito em uma rede social. Neste mês o prefeito fará uma visita técnica o país asiático, onde ficará por dez dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE