PUBLICIDADE

Bancos demitem 80 pessoas na região

Desde janeiro de 2016, 80 bancários foram demitidos, reduzindo em 5% o número de trabalhadores em bancos nos Campos Gerais

Imagem ilustrativa da imagem Bancos demitem 80 pessoas na região

Fechamento de vagas, Plano de Demissão Voluntária, Plano de Aposentadoria Incentivada. Estes foram os principais motivos da redução do quadro de funcionários na região dos Campos Gerais. De acordo com números do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e região, que abrange 12 municípios, o ano de 2016 foi iniciado com 1050 pessoas trabalhando em agências bancárias. Agora, após as 67 demissões contabilizadas no ano passado, e outras 17 nestes 50 primeiros dias de 2017, são 80 pessoas que deixaram o mercado de trabalho. Como as demissões neste período foram muito menores, não passando de 30, atualmente são menos de 1000 funcionários de agências bancárias nos Campos Gerais, o que representa o fechamento de mais de 5% do estoque de trabalhadores neste ramo.

Nesta conta, estão funcionários de bancos públicos e privados. Das 67 demissões registradas em 2016, 29 foram do Banco do Brasil ou da Caixa. “Boa parte é daquele Plano de Demissão Voluntária anunciado pelo Banco do Brasil”, recorda Gilberto Leite, presidente do sindicato na região. Já neste ano, das 13 demissões, 10 foram de bancos privados. “O Bradesco foi o campeão de demissões. Em Ponta Grossa e região, foram 12 demissões entre 2016 e 2017”, informa. No caso específico do Bradesco, cabe destacar que, no ano passado, este banco fez a aquisição da parte brasileira do HSBC, o que representou, somente em Ponta Grossa, a incorporação de duas agências. O Presidente do Sindicato lembra, ainda, o fechamento da agência Nova Rússia em Ponta Grossa, programada para encerrar o expediente no dia 17 de março. 

Para Gilberto, tudo isso se configura um panorama negativo, já que piora as condições de trabalho, assim como resulta em condições mais precárias de atendimento à população. “Todos os bancos tem reduzido o número de trabalhadores e agências bancárias, tanto privados quanto públicos. E isso representa um acúmulo e sobrecarga de trabalho, piora no atendimento e adoecimento da categoria. Mais de 50% dos afastamentos de bancários, junto ao INSS, são relacionados a questões que envolvem o assedio moral”, destaca o líder sindical.

TRT proíbe demissões em massa do Bradesco

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) decidiu, na última terça-feira (14), que o Banco Bradesco está proibido de dispensar os seus empregados coletivamente em razão da aquisição do HSBC. A decisão inclui os prestadores de serviços terceirizados. O posicionamento do TRT9 mantém a decisão proferida em novembro de 2016, que atendeu pedido do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) em Ação Civil Pública (ACP) proposta em 2015. Gilberto Leite apoia a decisão. “Entendemos que realmente é uma decisão acertada, que vai de encontro à defesa dos trabalhadores e seus direitos, principalmente por se tratar de um segmento altamente lucrativo, fazendo com qualquer demissão se torne injustificável. A decisão vai em justa defesa dos trabalhadores e seus empregos”, declara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE