PUBLICIDADE

Preço do material escolar varia até 88% em PG

Imagem ilustrativa da imagem Preço do material escolar varia até 88% em PG

Pesquisa de preços. Essa a principal recomendação realizada pelo Procon de Ponta Grossa na compra dos materiais escolares, após a realização de uma pesquisa de preços junto a três estabelecimentos no município. Nos 193 itens pesquisados de uma lista de material escolar, uma variação de até 88% foi observada entre as papelarias. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 deste mês nas empresas Códice,  Dispacel e GGPEL. A finalidade da pesquisa, segundo o coordenador-executivo do órgão, Edgar Hampf, é esclarecer o consumidor, apresentando uma referência obtida a partir dos preços médios praticados pelos fornecedores pesquisados.

Embora essa pesquisa seja apenas referencial (por conter um número reduzido de fornecedores) foram encontradas diferenças significativas em várias categorias de produtos. O Procon coletou os preços das seguintes categorias: lápis preto número 2,lapiseira, lápis de cor, caneta esferográfica, marca-texto, líquido corretivo ou fita corretiva, caneta hidrográfica (estojo), borracha, massa de modelar, giz de cera (estojo), cola bastão, cola branca, régua plástica, apontador de lápis, tesoura escolar, caderno de uma matéria (universitário, capa dura, espiral), caderno de dez matérias (universitário, capa dura, 200 folhas), caderno brochura (96 folhas) e papel sulfite.

Entre os 83 produtos que apresentaram diferenciação nos valores, dez deles tiveram uma variação superior a 50%. A maior variação foi de 88% em uma apresentação de caderno universitário, comercializado por R$ 4,55 em uma loja e R$ 8,55 em outra. Foram observadas, ainda, variação de 54% em estojos de canetas hidrográficas, 34% em marca-textos, 47% em diversos modelos de canetas esferográficas, 85% de lapiseiras e até 57% em lápis preto.

De acordo com o coordenador, a pesquisa denota a importância de se promover um levantamento prévio dos preços. “As diferenças, em muitos casos, são bastante expressivas. E optar pelo produto mais barato pode representar uma economia significativa. Em vista disso mantemos a recomendação: sempre pesquise antes de comprar”. Segundo Hampf, o Procon recomenda sempre que além de pesquisar os preços, o consumidor fique atento à certificação de cada produto pelo órgão responsável, garantindo mais segurança no emprego e manuseio dos materiais. O coordenador também lembra que de acordo com a lei federal 12.886/2013, as instituições de ensino não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (dos estudantes ou da instituição), incluídos materiais de escritório, higiene e limpeza.

O órgão esclarece que as variações constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada, e podem ter sofrido variações desde então. Também existe a possibilidade de alteração dos preços em função de descontos especiais, ofertas e promoções.

A pesquisa completa está disponível no link: http://bit.ly/2jl7vAN

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE