PUBLICIDADE

Mais de 20 mi contribuintes da região devem enviar declaração hoje

Recomendação é tentar enviar a declaração fora do horário comercial. Envio pode ser feito até às 23h59

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 20 mi contribuintes da região devem enviar declaração hoje
-

Termina nesta sexta-feira, dia 29, o prazo para o envio da declaração 2016 do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPD), referente ao ano/calendário 2015. Como ocorre em anos anteriores, grande parte dos contribuintes deixaram para a última hora: a Receita Federal estima que um sexto das declarações devem ser enviadas neste último dia. Até 0h de ontem, a delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa tinha recebido 44.098 declarações de contribuintes do município (76,03% das 58 mil esperadas) e 136.132 em Ponta Grossa e região (76,48% das 178 mil esperadas). No ano passado, no mesmo dia, a receita tinha recebido quase a mesma coisa, 76,70% das declarações na região.

“Mas no ano passado tínhamos um dia a mais. Há muita gente ainda para entregar a declaração e nós aguardamos um dia bastante cheio nesta sexta. Há o risco realmente de haver sobrecarga, mas a estrutura da Receita Federal está muito boa”, declara o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn. Por volta das 16h30 de ontem, o fluxo de recebimento era de 60 declarações por segundo, mas, para hoje, a estimativa é de 90 declarações por segundo no país inteiro. “Imagino que, amanhã [hoje], um sexto dos contribuintes enviem a declaração”, completa.

Para quem tem imposto a pagar, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) deve ser emitido e pago dentro do horário da compensação do banco. “Hoje, o contribuinte pode pagar horário funcionamento pelos caixas eletrônicos e pelo método online. Mas o recolhimento tem que ter a compensação bancaria do dia 29”, reitera. Para quem ainda não enviou, a recomendação é que os contribuintes o façam fora do horário comercial, até às 7h30, ou no horário do almoço. “Neste último dia, a recomendação é tentar enviar o quanto antes”, declara.O horário limite é às 23h59 de hoje.

Contribuintes que não tiverem todos os documentos devem enviar a declaração com o que tem, realizar uma estimativa do que falta, e realizar, posteriormente, uma declaração retificadora. Quem perder o prazo paga uma multa de R$ 165,74.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE