PUBLICIDADE

‘Escola 1.000’ atinge apenas 34% da meta

Das 50 escolas que estão participando do programa, 17 já tiveram as obras iniciadas e 23 estão em fase de análise de planilha

Imagem ilustrativa da imagem ‘Escola 1.000’ atinge apenas 34% da meta
-

Lançado em setembro do ano passado, o programa “Escola 1.000”, do Governo do Paraná, teve obras iniciadas em apenas 34% das escolas estaduais que seriam contempladas dentro do Núcleo Regional de Ponta Grossa. O projeto busca a realização de reformas e melhorias nas unidades de ensino. O investimento total é de R$ 100 milhões, divididos entre mil instituições de todas as regiões do Estado – cada uma recebendo um repasse de R$ 100 mil. A escolha foi feita a partir de prioridades e a maneira como o dinheiro será aplicado teve definição através de audiências públicas. 

Com base no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o Núcleo de Ponta Grossa é um dos maiores do Paraná, com 11 municípios e 114 escolas. Dessas, 50 estão participando do programa. Em 17 as obras já foram iniciadas e 23 estão em fase de análise de planilha. O recurso foi depositado para todas as unidades participantes. Foram abertas contas específicas para o depósito da verba diretamente às escolas com o intuito de assegurar maior transparência. 

O Instituto garante que o nível de satisfação do projeto é alto junto aos alunos e a comunidade. O Colégio Estadual Senador Correia é uma das unidades escolhidas. Foram realizadas a reforma de praticamente todos os banheiros e o revestimento do pátio. Falta ainda a troca de portas e dos quadros negros.

No Paraná, até o momento, 284 escolas estão em obras e pelo menos outras 200 se encontram em fase avançada de análise de contrato. Essa modalidade inclui reforma de salas de aula, quadras de esporte, banheiros, cozinha, refeitório, telhado, forros, rede elétrica, sistema pluvial, calçamento, pintura externa e outros.

Organizado pela Casa Civil e pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto contempla quase a metade de toda a rede estadual, formada por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes. “Esse programa representa um grande avanço na democratização da gestão das escolas”, disse o governador, Beto Richa, no lançamento do programa em 2016.

Obras melhoram aproveitamento

Para a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, as melhorias no ambiente de estudo colaboram para o aproveitamento dos estudantes. “Uma escola agradável favorece o processo de ensino e aprendizagem”, ressalta. “O forte do Escola 1000 é a transparência, é a participação da sociedade na escolha em onde os recursos serão aplicados”, destacou o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE