PUBLICIDADE

UPA de PG recebe certificação nacional de qualidade

Unidade é a única da região Sul e Sudeste reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Imagem ilustrativa da imagem UPA de PG recebe certificação nacional de qualidade
-

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Ponta Grossa, instalada no Núcleo Santa Paula e gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), acaba de se tornar a única da região Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade do país na área da Saúde. A informação se tornou pública na terça-feira (23) por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Nesta quarta-feira (24), às 9 horas, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma solenidade para entregar uma placa e a certificação da qual a UPA participou. Estarão presentes o prefeito Marcelo Rangel, a secretária de Saúde, Angela Pompeu, o presidente do Instituto, José Carlos Rizoli, e demais diretores, entre eles, José Branco, uma autoridade quando o assunto é a segurança do Paciente. Coube a ele, inclusive, o título de fundador do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente.

Em dois anos e nove meses de operação, já passaram pela UPA 308.420 pacientes. Atualmente, a média diária de atendimentos fica na casa de 400 pessoas. Mensalmente são 12 mil atendimentos.

Desde abril a unidade encara um importante processo de mudança na prestação dos serviços. Os profissionais foram submetidos a um novo modelo, estruturado com foco na redução dos riscos e na segurança e qualidade da assistência. Para isso, uma equipe multiprofissional implantou protocolos e políticas assistenciais e estabeleceu ações para melhorar a interação entre os processos de trabalho.

Para dar conta do volume de atendimento, a UPA conta com uma equipe de 160 profissionais, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de raios-x, recepcionistas, assistentes sociais, entre outros.

Secretária comemora conquista

A secretária de Saúde, Angela Pompeu, em entrevista ao Jornal da Manhã, resslatou a importância da conquista. “A acreditação é um reconhecimento dos serviços prestados para a população ponta-grossense. Nos últimos anos, o Governo investiu muito na saúde da comunidade, seja na Atenção Primária, ou na área de urgência e emergência. Essa certificação não é apenas um ganho para a administração pública, ela é mais uma maneira da população ter certeza da qualidade do trabalho desenvolvido na UPA e PAI Santa Paula”, comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE