PUBLICIDADE

Estudantes propõem criação da ‘rota segura’ no campus

Entre outros pedidos, alunos sugerem mais guaritas e aumento do efetivo de vigilantes no campus de Uvaranas

A realização do fórum integra a pauta de reivindicações do movimento estudantil, para discussão dos problemas de segurança no Campus Uvaranas, agravados pela ocorrência recente de assaltos a estudantes no período noturno
A realização do fórum integra a pauta de reivindicações do movimento estudantil, para discussão dos problemas de segurança no Campus Uvaranas, agravados pela ocorrência recente de assaltos a estudantes no período noturno -

Entre outros pedidos, alunos sugerem mais guaritas e aumento do efetivo de vigilantes no campus de Uvaranas

A proposta dos estudantes de criação de uma ‘rota segura’ e a apresentação, pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), do projeto de revitalização do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com reformulação do sistema viário, implantação de uma ciclovia e melhoria da iluminação, foram os principais pontos de discussão no Fórum ‘UEPG + Segura’, realizado nesta quinta-feira (27), no auditório do PDE (Campus Uvaranas). O encontro organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reuniu representantes da comunidade universitária, dos órgãos de segurança pública e do Legislativo Municipal.

A realização do fórum integra a pauta de reivindicações do movimento estudantil, para discussão dos problemas de segurança no Campus Uvaranas, agravados pela ocorrência recente de assaltos a estudantes no período noturno. A vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli abriu o encontro, destacando a importância do debate, para a construção coletiva de possíveis soluções para dar mais segurança à comunidade universitária. Nesse sentido, agradeceu a participação de representantes das forças de segurança e do Legislativo municipal, observando que essa questão envolve também a sociedade ponta-grossense. 

A ideia da criação de uma ‘rota segura’ partiu do movimento estudantil, observando alguns critérios como os caminhos mais percorridos pelos usuários do Campus Uvaranas; locais com menos iluminação; e pontos com maior incidência de assaltos. Iniwara Pereira, acadêmica de Ciências Biológicas, apresentou duas opções de rota: uma que o movimento considera ideal; e outra, com menor custo para sua implantação. Em ambas, sugerem a instalação de mais guaritas de vigilância; aumento do efetivo de vigilantes; manutenção e sinalização da rota; e adaptação do serviço tático móvel de vigilância à rota.

O projeto de revitalização do Campus Uvaranas foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias. “Essa questão sempre foi uma preocupação nossa”, disse, comentando que a motivação do projeto é, principalmente, a melhoria das condições de mobilidade no campus. “A segurança se insere nesse plano”, completou. 

PM reforça ações de segurança

Aberto o espaço às exposições dos segmentos participantes, o 2º Tenente Adriano Joel de Oliveira, Subcomandante da 1ª Companhia PM, responsável pelo policiamento em Ponta Grossa, abordou questões relacionadas ao papel desempenhado pela Polícia Militar, expôs dicas de segurança, e explanou sobre a atuação direcionada da PM dentro e no entorno do campus, em pontos e horários estratégicos, suplementando o policiamento ordinário já desenvolvido na região. O 1º BPM destaca a importância desta união de esforços em torno de objetivos comuns à toda comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE