PUBLICIDADE

Vila Velha recebe 2 mil visitantes com doações

Turistas ofereceram doações aos afetados pela tempestade no dia 12 de julho em troca de ingressos para o parque.
Turistas ofereceram doações aos afetados pela tempestade no dia 12 de julho em troca de ingressos para o parque. -

O tempo firme e a solidariedade levaram cerca de 2 mil visitantes ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, durante este fim de semana (24 e 25). Desses, 430 visitantes participaram da campanha promovida pelo Parque e não pagaram o ingresso para passear nos arenitos. Elas levaram doações para atender as famílias que moram no entorno da Unidade de Conservação e foram atingidas por tempestade e vendaval no último dia 12.

Ao todo, foram doados alimentos, roupas, cobertores e colchões que serão entregues pela equipe do Parque, Defesa Civil Estadual e Polícia Ambiental, para as 22 famílias da comunidade nesta quarta-feira (27). A entrega está prevista para as 10h30, no Jardim Vila Velha.

“O apoio da população foi fundamental para a arrecadação das doações. Estamos terminando de registrar tudo o que foi doado e temos a certeza de que será de grande ajuda aos moradores que vivem no entorno da nossa unidade de conservação”, disse a supervisora de operações da Paraná Projetos, Angela Soares. Ela lembra que nas terças-feiras o parque fecha para manutenção.

CICLOTURISMO – O Parque também recebeu neste domingo (24) 42 ciclistas que estreiaram as atividades de cicloturismo. Ao todo, foram percorridos um trecho de 23 quilômetros, saindo da área de lazer do parque e passando pela Lagoa Dourada, Furnas e a taça nos arenitos.

Outros passeios para o cicloturismo já estão programados para os dias 7 e 28 de agosto. Serão duas turmas de 30 ciclistas em cada um dos dias, uma com saída às 9 horas e outra com saída às 10 horas.

Os interessados podem se inscrever encaminhando um e-mail para [email protected] no qual receberão as orientações e a confirmação do passeio. O ingresso para o cicloturismo no Parque custa R$ 25.

O PARQUE - O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953, com a finalidade de conservar os campos nativos do Paraná e seu patrimônio geológico. Foi tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966.

Com mais de três mil hectares de extensão, Vila Velha conta com diversos atrativos, como os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. Seu principal objetivo é preservar um dos únicos remanescentes da vegetação de campos do Paraná e as formações areníticas, proporcionando aos visitantes o contato direto com o meio ambiente.

Em sua fauna já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

O parque conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores treinados para atender o público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE