PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Falácia dos Lagos de Olarias

Deveria escrever este artigo informando ou criticando (positiva ou negativamente) este empreendimento de nossa cidade, mas diferente do normal, tendo em vista ser afetado diretamente, eu vou escrever questionando, e quem sabe finalmente, não apenas eu, como toda comunidade a volta deste projeto tenha alguma resposta de nossos órgãos competentes.

Como mencionei, tanto eu, como minha família e a comunidade nas cercanias do projeto do(s) Lagos de Olarias, somos afetados. Escutamos comentários e já vimos exposições deste projeto por muitos e longos anos, intensificadas recentemente nesta e na gestão anterior. Esta história se desenrola por mais de 20 anos, vários prefeitos garantiram sua “conclusão” durante seu mandato.

Ouvimos o tempo todo que nossos terrenos serão valorizados e que é de grande necessidade para a contenção das águas advindas da chuva e que nossa área terá um grande progresso e valorização. Sendo verdadeiro, não passa de conversa mole para boi dormir.

Inicialmente era um lago, que hoje se multiplicou em 5, fui ao ARAS algum tempo atrás e um dos engenheiros me disse em relação ao meu terreno: “gostaríamos realmente de construir todos os lagos planejados, mas as dificuldades sociais e orçamentárias hoje e a médio prazo apenas nos permitem construir o primeiro, quem sabe um dia o segundo e assim por diante. O seu terreno tem pequena influência do segundo lago, mas está livre pra sua negociação, pois apenas temos ‘projeções’ dos lagos subsequentes”.

Entretanto, a cada dia vemos propagandas nos jornais sobre todos eles, uma garantia de uma obra saindo do papel, mas nunca eu recebi (assim como outros proprietários envolvidos) nenhuma comunicação da prefeitura sobre os projetos encima de nosso patrimônio. Acho que projetar sobre o patrimônio alheio sem sequer consultar as pessoas envolvidas, fazer destas obras plataforma política, uma tremenda falta de ética, atrapalhando nossa vida e negócios por causa de um projeto que nem concluído está, pois apenas existe projeto do primeiro, e como o engenheiro deixou claro, os outros são apenas projeções, tendo em vista que ninguém recebeu comunicação pedindo acesso para fazer medições.

Não é com prazer que uso este dispositivo para denunciar desmandos de nossa prefeitura, de usar patrimônio alheio sem consultar para propagandas de uma obra que nem sequer projeto completo possui e sem sequer entrar em contato com os proprietários envolvidos.

Aproveito também para denunciar que o rio que abastecerá o lago, além de obviamente muito contaminado, possui um cano de esgoto exposto sobre ele, o qual ainda não foi destruído por um carro que caiu no rio, por muita sorte. Se este carro tivesse caído no rio poucos metros diferente da rota que seguiu, teria contaminado o lago e região por muito tempo, denotando mais uma irresponsabilidade da SANEPAR.

Nenhum proprietário de terrenos na área gostaria de atrapalhar o desenvolvimento da cidade, entretanto, dificilmente ficaremos quietos a toda esta propaganda com nosso patrimônio sem autorização ou consentimento, se a prefeitura realmente deseja continuar com estas obras, deve urgentemente nos contatar e nos colocar a par do uso de nosso patrimônio e negociar essas bases.

Lucas Valentim

[email protected]

Tema da Semana:

Lago de Olarias: parque deve favorecer a criação de um novo polo de desenvolvimento em Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CONSELHO DA COMUNIDADE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE