Em performance artística, criança interage com homem nu | aRede
PUBLICIDADE

Em performance artística, criança interage com homem nu

Vídeo causou revolta nas redes sociais com centenas de comentários sobre ‘incentivo à pedofilia’; museu destaca ‘deturpação do contexto’

Imagem ilustrativa da imagem Em performance artística, criança interage com homem nu

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vídeo causou revolta nas redes sociais com centenas de comentários sobre ‘incentivo à pedofilia’; museu destaca ‘deturpação do contexto’

Um vídeo divulgado nas redes sociais de uma performance artística gerou revolta e debates sobre o que pode ser considerado limite para a arte. Aconteceu na última terça-feira durante o 35º Panorama da Arte Brasileira do Museu da Arte Moderna (MAM), em São Paulo. O artista Wagner Schwartz se apresentou totalmente sem roupa e, durante a exibição, uma criança interagiu com o artista.

Nas imagens, a menina aparenta ter entre três e quatro anos de idade e aparece sendo incentivada a tocar nas pernas do artista, que está deitado de barriga para cima e com o órgão genital à mostra. A performance é intitulada La Bête, em que Schwartz simular ser um dos ‘Bichos’, de Lygia Clark – esculturas feitas de alumínio que podem ser manuseadas pelo público.

No vídeo, que não será publicado no portal em respeito às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, a menina aparece acompanhada de uma mulher que, segundo o MAM, é sua mãe. Em nota, o Museu diz que há ‘deturpação do contexto’ e refuta as acusações de pedofilia. “A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, sobre a manipulação de objetos articuláveis. As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalha pelo país e nas redes sociais”. “As insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra”, destaca nota encaminhada à imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE