Você é viciado em academia? | aRede
PUBLICIDADE

Você é viciado em academia?

Tem caras que vão à academia sete vezes por semana, sem nenhum dia de descanso

Tem caras que vão à academia sete vezes por semana, sem nenhum dia de descanso
Tem caras que vão à academia sete vezes por semana, sem nenhum dia de descanso -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para alguns caras, ir à academia se transforma na coisa mais importante do cotidiano. Assim como treinar pesado e crescer mais e mais. Conhece alguém assim? Ele pode sofrer de "dependência do exercício" e ter um transtorno de imagem. 

Tem caras que vão à academia sete vezes por semana, sem nenhum dia de descanso. Se têm um tempinho, treinam duas vezes por dia. Sacrificam a agenda pessoal, deixam de curtir, sair com os amigos — até mesmo de fazer sexo — para não faltar aos treinos.

Caras focados e motivados? Não, na verdade. Há o perigo de eles sofrerem de dependência do exercício, um comportamento compulsivo em que a busca da forma física se transforma no foco central da vida.  O excesso de atividade física já é classificado em psiquiatria como vício.

Às vezes, essa compulsão em treinar e pegar pesado leva também ao desrespeito aos limites do corpo. O viciado em exercício adota volume e intensidade de treino superiores à capacidade de recuperação do organismo, podendo sofrer lesões. O resultado é a síndrome conhecida como overtraining, o esgotamento com sintomas como fadiga e dores musculares e que leva até à diminuição da imunidade e a alterações hormonais.

A dependência de exercício é comparada ao vício em drogas, álcool ou cigarro. Quando estão impedidos de correr e malhar (lesionados, por exemplo) ou simplesmente faltam um dia na academia, os dependentes experimentam sintomas de abstinência parecidos com os dos viciados em drogas: mau humor, ansiedade, depressão e agressividade.  Segundo estudos, no Brasil 42% dos praticantes de musculação e corrida são viciados em exercício.

Esse vício está intimamente ligado a um transtorno de imagem que afeta principalmente os homens: a vigorexia (transtorno dismórfico muscular), o contrário da anoxeria. Assim como um anoréxico sempre se enxerga gordo no espelho, o vigoréxico acha que está magro e precisa treinar mais pesado para ganhar músculos e crescer. Também costumam exibir uma personalidade narcisística, se preocupando em excesso com a aparência e o reflexo no espelho.

http://www.homemnoespelho.com.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE