Maneiras de Prevenir a Calvície

Homem-comportamento

18 de agosto de 2017 11:34

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Infarto agudo do miocárdio: aprenda a identificar

Melasma na pele masculina: saiba como prevenir

Maneiras de Prevenir a Calvície

Dia dos pais: dicas de presentes
Dicas para não se endividar nas compras do Dia dos Pais
Jeans “flexíveis” conquistaram a galera masculina
Oito dicas de beleza para melhorar o visual
Alguns cuidados simples são importantes para combater o mal/Foto: Reprodução/
PUBLICIDADE

Esse mal ocorre em aproximadamente 50% dos homens

A Calvície também conhecida como alopecia é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pelos em uma determinada área da pele. A Calvície é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos. O termo alopecia deriva do grego “alopex” que significa raposa (Este animal apresenta com frequência uma queda de pelos). Um fato terrível é que esse mal ocorre em aproximadamente 50% dos homens e cerca de 80% da população masculina será acometida pela Calvície quando chegar aos 70 anos.

Causas

Há uma grande quantidade de fatores que podem ser apontados como causadores da Calvície. A primeira causa dela é uma alimentação pobre em nutrientes necessários para fortalecer tanto os cabelos quanto o couro cabeludo. Além da má alimentação, outro fator que pode ser apontado como o que causa a Calvície é o uso exagerado de equipamentos capilares como baby liss, chapinha e secador. Uma pessoa que utiliza exageradamente esses equipamentos enfraquece o cabelo, tirando dele sua força e deixando-o mais suscetível à queda.

Os vícios são outros possíveis causadores da queda excessiva de cabelos e isso é facilmente percebido: se os vícios fazem mal à saúde, como um todo, por que não fariam mal aos cabelos e ao couro cabeludo? Assim, abandonar o cigarro, as bebidas e as drogas é essencial para manter os fios saudáveis e fortes. O estresse é um elemento muito comum na vida das pessoas que vivem na sociedade de hoje. São muitos afazeres para dar conta e também muitos problemas para resolver. Contudo, caso o estresse não seja controlado, pode ser acrescentado um outro probleminha: a Calvície!

Prevenção

A prevenção da Calvície é a forma mais eficaz de manter os fios. Engana-se quem coloca na hereditariedade a responsabilidade pela queda excessiva de cabelos: na verdade, há uma grande quantidade de atitudes que ajudam a conservar os fios, além de deixá-los mais fortes, saudáveis e bonitos.

-Trate a caspa e a oleosidade: Outros fatores que podem desencadear a queda excessiva de cabelos é a oleosidade nos cabelos, além da caspa. Dessa forma, as pessoas que querem evitar a ocorrência da Calvície devem tratar a caspa e a oleosidade. É importante lembrar que não basta tratar apenas a caspa e a oleosidade em si: é essencial que a causa da oleosidade e causa da caspa sejam tratadas, a fim de eliminar definitivamente o problema.

-Ingira Leite e seus derivados: Todas as pessoas sabem que o leite e os alimentos que derivam dele são ricos em cálcio, nutriente que ajuda a manter a saúde dos ossos, de uma forma geral. Contudo, o que as pessoas podem não saber é que o consumo de leite também é indicado para as pessoas que querem evitar a Calvície. O cálcio é muito importante para evitar a queda dos fios, além de deixá-los mais brilhantes e cheios de vida.

-Coma Mais Legumes: Além do leite e seus derivados, outros alimentos que devem ser incluídos na dieta de quem deseja prevenir a Calvície são as leguminosas. Pode ser que haja pessoas que tenham dúvida a respeito de quais são os alimentos leguminosos. São eles: o arroz, a lentilha e o feijão.

-Prefira a Água Morna: Lave os cabelos com bastante água e não poupe no enxague para que o couro cabeludo se mantenha bem limpo. Lembre-se, porém, que a água muito quente pode contribuir para que os fios de cabelo fiquem mais oleosos e mais propensos à Calvície. Procure utilizar água morna no enxague dos cabelos.

-Soja: A soja é um alimento que ajuda muito a promover a boa saúde e isso todo mundo sabe. Um dos benefícios da soja está em melhorar a circulação do couro cabeludo, o que ajuda a evitar a queda excessiva dos fios. Por isso, apostar em uma dieta rica em soja é uma boa tática para manter os cabelos no lugar.

-Use Babosa: Uma excelente Maneiras de Prevenir a Calvície de cabelo é aplicar uma solução feita com babosa, planta também conhecida como Aloé vera, pois tem grande poder hidratante que fortalece os fios, impedindo a Calvície e promovendo o crescimento do cabelo.

-Mantenha os Cabelos Sempre Limpos: A limpeza do couro cabeludo deve ser considerada como uma importante Maneiras de Prevenir a Calvície. Ao deixá-lo sujo por mais tempo, a própria sujeira pode favorecer – ou, até mesmo, agravar – a perda dos fios. Assim, se não diariamente, os cabelos devem ser lavados dia sim, dia não, utilizando-se xampus próprios, preferencialmente neutros, capazes de remover a sujeira sem alterar o pH do couro cabeludo.

-Alecrim: O alecrim é conhecido por conta das suas propriedades aromáticas. Entretanto, ele tem ainda outra funcionalidade que vale a pena conhecer: o alecrim também promove a melhora da circulação do sangue no couro cabeludo, o que ajuda a evitar a queda excessiva de cabelos.

-Frutos do Mar: Para reduzir as possibilidades de Calvície é possível adotar uma dieta rica em frutos do mar. Esses alimentos são ricos em zinco, nutriente que colabora para a boa saúde dos fios e também do couro cabeludo. Por isso, vale a pena incluir a carne de peixe no cardápio, nem que seja uma vez por semana.

Informações http://www.saudedica.com.br

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização