Na noite da ceia de Natal | aRede
PUBLICIDADE

Na noite da ceia de Natal

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As festas de final de ano tem como símbolo a união das pessoas. Nada melhor do que marcar essa data oferecendo aos convidados um verdadeiro banquete. O Chefe de Cozinha Humberto Augusto de Miranda, responsável pelo Espaço Gourmet em Ponta Grossa, atua no ramo há sete anos. Para ele, acertar no cardápio significa apostar em ingredientes que só a culinária brasileira pode oferecer. “Temos o costume de aproveitar muito o quê vem de fora, principalmente na questão festiva. Ao fazer isso, esquecemos que nossa cozinha oferece sabores até mesmo melhores do que os importados”, relata.

Entre as sugestões do chefe está a mescla entre pratos quentes com saladas mais leves, utilizando frutas tropicais. “Para ter um jantar ou um almoço diferenciado, podemos mesclar os pratos típicos com saladas que levem em sua composição frutas ou caldas para colocar sobre as carnes”, sugere. “Dá para fazer bastante coisa com texturas e sabores diversos”, completa Humberto.

Embora todos esperem ansiosos pelas receitas tradicionais, que incluem carnes clássicas como suínos, lombo, peru e tender, quase ninguém abre mão dos aperitivos e entradas no início das confraternizações de Natal. Por isso, a dica do chefe para impressionar está no investimento em receitas de fácil preparo. “O fudge de chocolate é uma ótima opção”, conta.

A receita é bem simples. A base do prato é feita com uma caixa de leite condensado de 395g; 450g de chocolate a gosto; sete balas de caramelo e aromatizantes de acordo com a preferência de cada um (isso inclui, por exemplo, raspas de limão, essências, castanhas, café). Misture tudo e leve ao fogo até derreter o chocolate. O ponto da mistura pode ser percebido quando ela começar a desgrudar do fundo da panela. “Feito isso, é só retirar do fogo e esperar esfriar”, fala Humberto. O preparo deve então ser colocado em uma forma com no máximo dois centímetros de altura. Para facilitar o manuseio, é preciso forrar o recipiente com um plástico. “Aí é só deixar na geladeira por cerca de três horas”, explica. Com a base da receita pronta e gelada, basta cortar em cubos e dar aquele toque de chefe. “Dá para colocar uma cereja, uma folha de hortelã ou uma castanha por cima. Está pronto!”, complementa Humberto.

Use e abuse das cores

“Nó s também comemos com os olhos”. A afirmação é da proprietária da loja de presentes e decorações Attuale em Ponta Grossa, Miriam Barbur Carneiro. “O Natal é uma época para ser comemorada. Tem que sair do lugar comum. Por isso, é muito importante enfeitar a mesa com um arranjo bonito”, explica. Entre as dicas apresentadas por ela estão a colocação de um centro de mesa com detalhes natalinos, velas e uma louça de cristal. “Isso tudo vai valorizar a ceia. Não é só a comida que tem que ser feita com requinte. A apresentação do prato é outro aspecto importante”, conta. Para quem ainda está pensando em como ornamentar a mesa, Miriam revela que não existe limites de cores. “Hoje em dia tem lugar para tudo. A gente sai do lugar comum do vermelho e do dourado. Temos o Natal prata que fica bem mais leve”, relata. Além disso, ela comenta que as peças coloridas, principalmente em tons azuis, chegaram com força total. “Temos peças lindas também no rosa e no verde. Para aquelas pessoas que tem crianças em casa, a dica é a utilização de tons pastéis”, completa.

Opte por adquirir frutas e carnes no dia da ceia

Além da receita do fudge, o chefe de cozinha Humberto Augusto de Miranda, alerta que os ingredientes devem ser frescos. “As frutas devem ser compradas o mais próximo da data possível”, sugere. Já as castanhas, nozes e frutas secas podem ser adquiridas com antecedência. “Quanto mais perto da data, mais caro ficam esses ingredientes”, analisa. Se a pedida é por um pescado, não tem outra saída. “É necessário que seja comprado no dia”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE