Quatro modalidades de PG participam do 7º Parajaps | aRede
PUBLICIDADE

Quatro modalidades de PG participam do 7º Parajaps

Ponta Grossa terá delegação reduzida na competição estadual, caindo de seis para quatro equipes nesta edição

Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representa Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes
Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representa Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa terá delegação reduzida na competição estadual, caindo de seis para quatro equipes nesta edição

Londrina recebe a partir desta quarta-feira (14) a sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento de rendimento com a participação de diversos atletas paralímpicos, medalhistas sul-americanos e pan-americanos. A abertura será no ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19h30. A competição terá a presença de 43 cidades e de 1.312 atletas – são mais de 1,5 mil participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam na quinta-feira (15) e encerram no domingo (18), em 13 praças esportivas.

Das 17 modalidades, Ponta Grossa estará representada em apenas três com quatro equipes: Atletismo Feminino e Masculino, Basquete para Cadeirantes Masculino e no Tênis de Mesa Masculino. O número é menor do que a edição de 2017, disputada em Maringá, quando os ponta-grossenses disputaram também o Tênis de Mesa Feminino e na Paracanoagem Masculino.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Macedo, o número reduzido da participação também é relacionado com opções dos próprios atletas. “Temos outras modalidades, mas muitos atletas não se dispõem a participar da competição. A Fundação contratou transporte para que os atletas estejam indo de forma mais confortável para o evento e isso é o que a gente pode fazer no momento”. Segundo Macedo, a Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes (Apedef) privilegiou a preparação para outra competição nacional em janeiro do próximo ano, por isso reduziu o número de atletas inscritos.

Marco Macedo relata que a Fundesp tem boas expectativas para o desempenho dos ponta-grossenses na competição: “Nossas equipes sempre estão participando de campeonatos e estão na ativa. Quando temos representantes, conseguimos bons resultados”.

Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representará Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes. A equipe viaja para a cidade-sede da competição nesta quarta-feira (14), às 14h30. No dia seguinte, fará os dois jogos pelo Grupo B, considerada a chave mais difícil do torneio: às 9h contra o Foz do Iguaçu e às 15h contra o Maringá, atual campeão paranaense e dos Jogos. “Temos que jogar 110% para vencer Maringá”, afirma o técnico Ben Hur Chiconato.

O treinador avalia as chances do time ponta-grossense na competição: “Se conseguirmos vencer Maringá, brigaremos pelo título. Foz do Iguaçu também tem um time muito forte, ficaram na nossa frente na última fase do Paranaense. O campeão do Parajaps deve sair da nossa chave”, analisa.

Uma das principais demandas é para o alojamento dos atletas. Os atletas da Apedef ficarão em hotéis bancados pelos próprios esportistas. Para o representante da pasta municipal, o Governo deveria repensar o alojamento para esta competição: “A Secretaria de Estado deveria se preocupar em colocar os atletas em hotéis, com melhores condições”. Neste campeonato, a Fundesp arcará com o transporte, além de manter o pagamento do programa ‘Prata da Casa’.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE