Operário comemora bons resultados no time de base | aRede
PUBLICIDADE

Operário comemora bons resultados no time de base

Técnico Joel Preisner avalia desempenho da equipe que já revelou três nomes para o time principal em 2019

Técnico Joel Preisner foi auxiliar de Gerson Gusmão em 2016 e 2017
Técnico Joel Preisner foi auxiliar de Gerson Gusmão em 2016 e 2017 -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Técnico Joel Preisner avalia desempenho da equipe que já revelou três nomes para o time principal em 2019

Nove vitórias em 18 jogos, uma vaga entre os seis melhores times do Paraná e três atletas já profissionalizados. Ainda sem ter captado todos os recursos pelo projeto via Lei de Incentivo ao Esporte, o Grupo Gestor do Operário Ferroviário investe R$ 70 mil por mês nas categorias de base e tem obtido bons resultados. O técnico do ‘Fantasminha’, Joel Preisner, ex-jogador do time de Vila Oficinas, avalia o desempenho da equipe que está próxima de conquistar a classificação para a semifinal do Paranaense Sub-19.

O trabalho foi iniciado no mês de março, com seletivas que no início receberiam apenas talentos da cidade e da região, mas também envolveu jogadores de outros estados. Mesmo com um início ‘despretensioso’, Joel afirma que o resultado atual não é surpreendente para a comissão: “Quando começamos o trabalho, o clube não tinha a intenção de conseguir um resultado como esse, mas eu tinha o pensamento de chegar longe. Nós conhecíamos o potencial do nosso grupo e estamos fazendo um trabalho inspirado no profissional. Nós da comissão esperávamos, mas para as pessoas de fora pode ter sido um ‘choque’”

Preisner assumiu a equipe ao lado do ex-jogador Lisa, lateral-direito que no ano passado esteve no elenco campeão da Série D. Em 2017, o atual treinador da base era auxiliar de Gerson Gusmão na conquista nacional. Com o primeiro trabalho em formação de atletas, Joel aponta diferenças ao treinar o profissional e base: “No profissional, pelos jogadores serem mais experientes, assimilam rápido. Na base, tem que ter mais paciência, mais repetições, desenvolver trabalhos de fundamentos para que o jogador assimile a ideia de jogo”.

O trabalho é integrado ao time profissional, utilizando formação e conceitos similares ao do elenco bi-campeão nacional. O zagueiro Fernando, o lateral-direito Gabriel e o atacante Petric irão compor o plantel principal em 2019. Conforme a avaliação da comissão técnica, mais nomes podem compor o time que disputará o Paranaense adulto na próxima temporada: “A comissão é que vai decidir. Eles tão vendo e analisando os nomes. Agora são jogos bons, jogos decisivos e eles vão estar de olho”. Nos próximos anos, a meta é ter 12 jogadores da base no time principal.

Com um time jovem, tendo apenas o meia Thalles entre os titulares que está no último ano do Sub-19, Preisner comemora o fato de conseguir cumprir o principal objetivo do projeto no primeiro ano: revelar atletas para o time ‘de cima’. “A gente sabe como é difícil revelar um ou dois jogadores, mas já conseguimos profissionalizar três e ainda poderemos ter mais nomes e isso me deixa muito feliz”, afirma.

Técnico mantém foco na classificação

Com a vitória fora de casa contra o Maringá, na primeira rodada da 3ª fase, o time alvinegro se aproximou da vaga na semifinal. Porém, o técnico mantém o foco no duelo deste sábado (13) contra o Atlético, no CT do Caju, para chegar mais perto da classificação: “Esperamos nos classificar. Ganhamos um jogo importante, demos um grande passo, mas ainda não conquistamos nada. Estamos em um bom momento e espero que o time possa fazer mais um bom jogo contra o Atlético para encaminhar essa classificação”.

Pensamento na próxima temporada

Mesmo com o campeonato ainda em andamento, Joel revela que a comissão técnica da base também já está pensando no próximo ano. Novos jogadores chegam com frequência para avaliações, feitas com três atletas nesta semana – nesta quinta-feira (11), um novo jogador vindo do Rio Grande do Sul chegou para ser examinado. Dos três já testados, um deles garantiu a permanência para uma qualificação mais aprofundadas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE