Venda superfaturada de ingresso do Operário é crime | aRede
PUBLICIDADE

Venda superfaturada de ingresso do Operário é crime

Advogado pontagrossense, Claudinei Lichoveski lembra que prática de cambismo é ilegal e pode resultar em até dois anos de prisão

Imagem ilustrativa da imagem Venda superfaturada de ingresso do Operário é crime
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A goleada por 5 a 0 do Operário Ferroviário contra o Globo-RN, na primeira partida da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro, fez com que torcedores e simpatizantes do Fantasma corressem logo na segunda-feira (04) atrás de ingressos para o jogo da volta, no Estádio Germano Krüger. Por conta da demanda, os ingressos para assistir os 90 minutos que devem coroar o clube de Ponta Grossa como campeão foram esgotados já no início da tarde.

O fim da carga de bilhetes gerou revolta em torcedores mais assíduos do clube que não conseguiram comprar os ingressos. Nas redes sociais, alguns chegaram a reclamar da ação de cambistas - que adquiriram um número grande de bilhetes no valor de compra para revendê-los no portão do estádio por um preço mais alto.

O advogado Claudinei Fernando Lichoveski, lembra que a superfaturação de ingressos é considerada crime de acordo com o Estatuto do Torcedor. O advogado explica que o artigo 41-F da Lei n.° 10.671/2003 prevê a pena de reclusão de um a dois anos, além de multa, para a prática da infração penal. “O cambismo é simplesmente vender o ingresso por qualquer valor acima daquele descrito no bilhete, não importando se as entradas já estão esgotadas ou não”, ressalta.

Lichoveski ainda frisa que o regimento aumenta a pena em ⅓ caso o cambista seja servidor público, dirigente ou funcionário da entidade de prática desportiva, ou de empresa envolvida com a organização do jogo. “O aumento da pena também é válido se o cambista for integrante de torcida organizada ou se utilizar qualquer condição privilegiada para revender ingressos com preço acima do original”, destaca.

Há quem diga que o cambista é um ‘amigo’ do torcedor, que compra o ingresso antecipadamente para revender a quem não teve condições de adquirir antes do dia da partida - e passa a cobrar um valor mais alto pelo ‘risco’ de não conseguir revender os ingressos. No entanto, a infração prevista no Estatuto do torcedor visa evitar a especulação que faz os bilhetes se esgotarem mais rapidamente, de acordo com o advogado. “Ou seja, não importa se ainda existem ingressos à venda ou não, vender os bilhetes para entrada de evento desportivo por preços superiores ao da bilheteria configura infração penal”, garante.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE