Com disputa da Taça FPF, Operário pode ter calendário cheio | aRede
PUBLICIDADE

Com disputa da Taça FPF, Operário pode ter calendário cheio

Se chegar à final dos três campeonatos que disputa, Fantasma pode chegar a 48 partidas em 2017

Fantasma é o atual campeão da Taça FPF; campeão garante vaga na Série D | Arquivo JM
Fantasma é o atual campeão da Taça FPF; campeão garante vaga na Série D | Arquivo JM -

Se chegar à final dos três campeonatos que disputa, Fantasma pode chegar a 48 partidas em 2017

Com a participação do Operário Ferroviário na Taça FPF Sub-23 confirmada em arbitral da Federação Paranaense de Futebol (FPF) nesta semana, a equipe de Vila Oficinas pode viver uma situação atípica neste ano: ter o calendário cheio. Além dessa competição, o Fantasma também disputa a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense e a Série D do Campeonato Brasileiro. Caso chegue à final de todos os torneios, o time terá disputado, ao fim da temporada 2017, 48 partidas oficiais.

A estreia do Operário neste ano foi em março e, caso o Fantasma consiga chegar à decisão de todas as competições, o calendário deve terminar somente em outubro – sete meses de competições oficiais.

Com a paralisação no Paranaense, o Alvinegro deve seguir na disputa por uma vaga na elite do futebol paranaense até meados de julho. A estreia na Taça FPF deve acontecer no início de julho e, dependendo da campanha do time na Série D, o Operário irá disputar as duas competições simultaneamente.

Arbitral

O arbitral que definiu a forma de disputa da Taça-FPF foi realizado na tarde desta quarta-feira (24) na sede da FPF, em Curitiba, e contou com representantes dos dez times que disputarão a competição. Além do Operário, estavam representados Andraus, Cascavel, Foz do Iguaçu, Iraty, Maringá, Paranavaí, Portuguesa Londrinense, Rio Branco e Toledo.

Ficou definido que participarão atletas profissionais nascidos entre os anos de 1994 e 2001, e que a competição terá início no dia 6 de agosto, conhecendo o seu campeão em 29 de outubro.  

O sistema de disputa foi alterado. Na primeira fase, as equipes jogam entre si em tudo único, sendo 5 equipes com 5 mandos e 5 equipes com 4 mandos. Os oito melhores seguem para a segunda fase da competição. No sorteio eletrônico realizado durante o arbitral, ficou definido que as cinco equipes que terão cinco mandos de campo serão Iraty, Operário, Maringá, Foz do Iguaçu e FC Cascavel.

Na segunda fase (quartas de final), as equipes jogam ida e volta, sendo 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Também em jogos de ida e volta, os quatro melhores disputam as semifinais e duas equipes avançam para a decisão. Os critérios de mandos dos 2º jogos da 2ª, 3ª e 4ª Fase são a soma dos pontos das fases anteriores.

Assim como nos anos anteriores, os jogos serão realizados aos domingos, às 11h. Porém, nesta temporada, também acontecerão jogos no meio de semana, sempre às 20h15. Para os estádios que não possuem iluminação, os jogos realizados durante a semana serão obrigatoriamente às 15h30.

O Campeão da Taça FPF Sub-23 de 2017 terá direito a uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2018.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE