Previs?o do tempo
   
Fifa confirma Copa do Mundo com 48 seleções

Esporte

10 de janeiro de 2017 11:00

Rodrigo de Souza

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Equipe de PG é campeã da primeira etapa do Paranaense Sub-15

Associação emite nota repudiando agressão a árbitros

Relatório de árbitro revela selvageria no futebol amador de PG

Partida do Amador de PG termina em briga. Veja vídeo
Jogo entre Operário e Portuguesa é suspenso pelo TJD
Tricolor enfrenta o Cruzeiro na Copa do Brasil
J.Malucelli abre mão da vaga na Série D e ameaça encerrar atividades
Formato foi confirmado na manhã de terça-feira (10)/Foto: Divulgação/Fifa
PUBLICIDADE

Entidade oficializou a mudança na manhã desta terça (10). A partir de 2026, equipes serão divididas em 16 grupos de três – os dois melhores avançam ao mata-mata.

Está confirmado: a partir de 2026, a Copa do Mundo contará com 48 seleções. A mudança foi oficializada pela Fifa na manhã desta terça-feira (10), em documento encaminhado para as confederações continentais. Com o aumento das equipes, o número de jogos atuais passará de 64 para 80. O novo formato não irá afetar o número de estádios (21), a duração do torneio (32 dias) e nem o número de jogos dos finalistas (sete).

O anúncio oficial da mudança foi repassado pela própria entidade através de uma publicação no Twitter. “O Conselho Fifa decidiu unanimemente por uma Copa do Mundo com 48 times a partir de 2026: 16 grupos de três times”, anunciou.

As 48 seleções serão divididas em 16 grupos com três equipes. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que agora não se inicia nas oitavas de final. Os 32 clubes jogam entre si em jogo único e, quem passar, chega às oitavas.

A mudança traz o ‘inchaço’ de jogos na primeira fase do torneio. Serão 48 partidas em 12 dias – ou seja, quatro por dia. Com isso, a primeira pausa acontece somente no 21º dia de competição (o modelo atual prevê descanso já no 15º dia).

Com o aumento de equipes, a América do Sul passa a ter seis vagas diretas na Copa (atualmente são quatro), além da vaga que pode ser conquistada pela repescagem. A divisão por continentes pode sofrer alterações, mas as confederações acordaram previamente na seguinte distribuição:

Uefa: 16 vagas

África: 9,5 vagas*

Ásia: 8,5 vagas*

Conmebol: 6,5 vagas*

Concacaf: 6,5 vagas*

Oceania: 1 vaga

*0,5 significa repescagem.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização