Fifa confirma Copa do Mundo com 48 seleções

Esporte

10 de janeiro de 2017 11:00

Rodrigo de Souza

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Sub-17 do NBPG avança para as finais do Estadual

Caramuru encara Minas TC de olho nos playoffs

Natação de PG encerra temporada em Foz do Iguaçu

Operário estreia contra o Andraus na Segundona
SporTV transmite próximos jogos do Caramuru
Associação Vila Velha encerra ano com mais dois títulos
Rangel recebe destaques do esporte de PG
Formato foi confirmado na manhã de terça-feira (10)/Foto: Divulgação/Fifa
PUBLICIDADE

Entidade oficializou a mudança na manhã desta terça (10). A partir de 2026, equipes serão divididas em 16 grupos de três – os dois melhores avançam ao mata-mata.

Está confirmado: a partir de 2026, a Copa do Mundo contará com 48 seleções. A mudança foi oficializada pela Fifa na manhã desta terça-feira (10), em documento encaminhado para as confederações continentais. Com o aumento das equipes, o número de jogos atuais passará de 64 para 80. O novo formato não irá afetar o número de estádios (21), a duração do torneio (32 dias) e nem o número de jogos dos finalistas (sete).

O anúncio oficial da mudança foi repassado pela própria entidade através de uma publicação no Twitter. “O Conselho Fifa decidiu unanimemente por uma Copa do Mundo com 48 times a partir de 2026: 16 grupos de três times”, anunciou.

As 48 seleções serão divididas em 16 grupos com três equipes. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que agora não se inicia nas oitavas de final. Os 32 clubes jogam entre si em jogo único e, quem passar, chega às oitavas.

A mudança traz o ‘inchaço’ de jogos na primeira fase do torneio. Serão 48 partidas em 12 dias – ou seja, quatro por dia. Com isso, a primeira pausa acontece somente no 21º dia de competição (o modelo atual prevê descanso já no 15º dia).

Com o aumento de equipes, a América do Sul passa a ter seis vagas diretas na Copa (atualmente são quatro), além da vaga que pode ser conquistada pela repescagem. A divisão por continentes pode sofrer alterações, mas as confederações acordaram previamente na seguinte distribuição:

Uefa: 16 vagas

África: 9,5 vagas*

Ásia: 8,5 vagas*

Conmebol: 6,5 vagas*

Concacaf: 6,5 vagas*

Oceania: 1 vaga

*0,5 significa repescagem.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização