Fiep lança curso de qualificação com a Huawei | aRede
PUBLICIDADE

Fiep lança curso de qualificação com a Huawei

Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, e a Huawei, empresa multinacional líder no mercado de telecomunicações, lançam o curso de qualificação para Instalador Técnico de Equipamentos de Telefonia Móvel.

Evento de lançamento ocorreu na última semana
Evento de lançamento ocorreu na última semana -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, e a Huawei, empresa multinacional líder no mercado de telecomunicações, lançam o curso de qualificação para Instalador Técnico de Equipamentos de Telefonia Móvel

O Brasil é um dos maiores mercados de telecomunicações da América Latina, segundo a União Internacional das Telecomunicações (UIT). Para 2022, a previsão é de que a receita total deste segmento seja de R$ 150 bilhões no país. Embora os números sejam expressivos, ainda falta mão de obra qualificada no Brasil para suprir toda a demanda. Pensando nisso, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, e a Huawei, empresa multinacional líder no mercado de telecomunicações, lançam o curso de qualificação para Instalador Técnico de Equipamentos de Telefonia Móvel.“Este é um mercado promissor e, por isso, é fundamental implementar cursos como este. Estamos montando um laboratório para preparar os alunos e capacitá-los para atuar na indústria, com qualidade e sempre atualizados”, afirma José Antonio Fares, diretor regional do Senai e superintendente do Sesi e do IEL no Paraná.

De acordo com Mateus Martini, diretor regional da Huawei, a empresa encontrou dificuldades no mercado nacional, pela falta de profissionais qualificados e atualizados. “O curso vem para formar toda essa mão de obra e capacitá-la tecnicamente para atuar no mercado de telecomunicações”, explica. As aulas serão no Campus da Indústria, em Curitiba, e começam em fevereiro de 2019. Para fazer a matrícula é preciso ter 18 anos completos e estar, no mínimo, cursando ensino médio. Para mais informações, basta acessar o site.

O profissional técnico com qualificação em Equipamentos de Telefonia Móvel pode instalar equipamentos de telecomunicações da rede móvel de acordo com projetos, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental. Entre os assuntos abordados no curso estão equipamentos da rede móvel, integração do sistema celular, segurança do trabalho e meio ambiente, elaboração de projetos, análise de resolução de problemas e ferramentas digitais.

No formato pensado pelo Senai no Paraná, em conjunto com a Huawei, será possível que empresas contratem o curso para seus funcionários. “Para a empresa, podemos fazer um curso customizado, conforme demanda. Nesse caso, a ideia não é apenas qualificar, mas também aprimorar o conhecimento dos profissionais que já estão no mercado”, explica Rafael Cury, gerente do Campus da Indústria. Além desse formato, o Senai no Paraná também abrirá turmas em 2019, para que todos os interessados possam fazer o curso de qualificação. “Se não acompanharmos a evolução da tecnologia, mostrando e ensinando aos profissionais o que foi mudado, nós teremos técnicos bons, mas desatualizados”, explica Claudio Berger, gerente de qualidade da Huawei.

Em dezembro deste ano, 20 funcionários da empresa Constel Engenharia fizeram o curso no formato customizado. “O curso foi muito importante para darmos o primeiro passo para entrar em um novo ramo. Somos uma equipe com grande potencial, com vontade de trabalhar na área, mas nos faltava o conhecimento técnico. Em pouco tempo, o Senai no Paraná e a Huawei conseguiram unir um material completo e aprofundado, em um curso de 44 horas”, ressalta o engenheiro eletricista da Constel Engenharia, Fernando Cerqueira.

Para celebrar esta novidade, o Senai no Paraná promoveu um evento de lançamento, que ocorreu na segunda-feira passada (17), no Campus da Indústria. O evento contou com a presença do diretor regional do Senai, José Antonio Fares, representantes da Huawei, que vieram da China para o lançamento, e dos alunos da primeira turma no curso. “Estamos celebrando uma parceria de fundamental importância e isso é motivo de muito orgulho para todos nós do Sistema Fiep”, afirma Fares.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE