Sebrae articula criar comunidade de startups na região | aRede
PUBLICIDADE

Sebrae articula criar comunidade de startups na região

A convite do Sebrae/PR, diretoria da Associação Brasileira de Startups visita Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae articula criar comunidade de startups na região
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Startups precisam de conexões, universidades, mentores, parceiros e um ecossistema disposto a crescer com elas. Quando todos estão conectados e organizados existe uma comunidade. Com esse objetivo, o escritório do Sebrae/PR em Ponta Grossa recebeu, na última semana, a visita da diretoria da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que esteve reunida com academias, empreendedores e grandes empresas.

Por meio de uma parceria com o Sebrae/PR, a ABStartups fará um levantamento para entender quais são as necessidades dos empreendedores de startups e das grandes empresas de Ponta Grossa e região. O projeto a ser desenvolvido pela ABStartups é piloto e pioneiro no Estado. A previsão é que o relatório seja apresentado em abril deste ano.

“Queremos a união do ecossistema. É importante entender o empreendedor para evitar a fuga para os grandes centros, já que eles podem ajudar no desenvolvimento local”, explica o diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, que visitou a cidade acompanhado pelo Community Manager, Marcos Medeiros.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, existe uma lacuna entre algumas instituições, academias e startups. “A intenção de trazer a ABStartups foi para fazer um diagnóstico do ecossistema e da comunidade local, e também para ver como podem apoiar o desenvolvimento de startups no território”, cita.

A agenda da diretoria da ABStartups incluiu reuniões com empreendedores, representantes do Centro Acadêmico de Engenharia de Software (CAES), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (Assespro Paraná) e empresários do setor da Tecnologia da Informação (TI). As lideranças ainda visitaram cooperativas agrícolas na região, a incubadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e instituições como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdades Ponta Grossa e Unopar.

A programação da diretoria da ABStartups em Ponta Grossa foi encerrada na última terça-feira (27), com a realização do Meetup Comunidade e Lideranças do Ecossistema de Startups de Ponta Grossa e região, que aconteceu no Hive Coworking, em Ponta Grossa. O evento abordou o processo para a criação de uma comunidade de startups.

“Esperamos ter um documento com todas as informações compiladas para fazer uma análise e apresentar algumas soluções para o nosso ecossistema”, acrescenta a consultora do Sebrae/PR, ao frisar que a vinda da diretoria da ABStartups foi articulada durante a Campus Party, realizada no início do mês de fevereiro, em São Paulo, ocasião em que o CAES organizou uma caravana para o evento com 40 membros.

Para o diretor de Esportes do CAES, Carlos Eduardo da Silva Machado, muitas das informações repassadas pela diretoria da ABStartups podem ajudar a alavancar o ecossistema local. “São informações que nos dão subsídios para novos eventos, a exemplo do Startup Weekend que estamos planejando. Queremos chamar empreendedores que estão dento das universidades. Por meio do projeto Comissão de Tecnologia e Engenharias Integradas esperamos trabalhar o conceito de empreendedorismo e startup junto às instituições de ensino superior que têm os cursos de engenharias”, planeja.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE