PG tem o melhor janeiro para o emprego desde 2014 | aRede
PUBLICIDADE

PG tem o melhor janeiro para o emprego desde 2014

A indústria gerou 92 novas vagas. A queda no comércio e a agropecuária, porém, fizeram o saldo ficar negativo, com a perda de 54 postos de trabalho

Imagem ilustrativa da imagem PG tem o melhor janeiro para o emprego desde 2014
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês de janeiro, mais uma vez, foi negativo no mercado de trabalho ponta-grossense. Seguindo a tendência dos últimos quatro anos, o primeiro mês do ano fechou com saldo negativo na geração de emprego, reduzindo em 54 o estoque de trabalhadores formais na cidade. Contudo, este foi o melhor janeiro desde 2015, já que, em média, houve o fechamento de 231 vagas nos três anos anteriores. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. 

Os setores que mais fecharam postos em janeiro foram a agropecuária e o comércio. Enquanto, no campo, foram registrados 132 desligamentos, no comércio foram perdidas 111 vagas. Também fecharam vagas a administração pública (-17) e o setor extrativo mineral (-3). Os outros quatro segmentos ficaram positivos, com destaque para a indústria de transformação, que mais gerou novos postos de trabalho, com 92 novas oportunidades. A construção civil apareceu logo na sequência, com 49, seguida pelo setor de serviços (35) e pelos serviços industriais de utilidade pública (33). Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, contudo, foi o pior desempenho. 

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do município de Ponta Grossa, Paulo Carbonare, esclarece que cada cidade tem suas peculiaridades no ramo empreendedor, mas confirma que a informação de queda em janeiro não surpreendeu, tendo em vista os resultados anteriores. “Para nós é um pouco natural, pois o comércio começa a dispensar os cargos temporários e é um momento que a agricultura é afetada. Vamos trabalhar com um plano de ações para tentar diminuir essa curva. Mas, pela redução em relação aos anos anteriores, mostra que está havendo uma retomada”, ressalta Carbonare. 

O fato de a indústria se destacar como o setor que mais gerou vagas de emprego deverá trazer reflexos positivos nos próximos meses, puxando para cima o saldo. “Se a indústria está contratando, é porque está aumentando demanda. Se aumenta a demanda, o mercado está atendendo à demanda e o dinheiro começa a circular. Se ampliar a demanda, começa as contratações em todas as outras áreas”, argumenta o secretário municipal.

Paraná teve o quarto maior saldo de empregos no Brasil

O Paraná criou 11.637 empregos com carteira assinada em janeiro de 2018, de acordo com dados do Caged, divulgados nesta sexta. É o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2014, quando foram criadas 11.991 vagas. No mês, o Estado teve o quarto maior saldo entre admissões e demissões entre os estados, atrás apenas de São Paulo (20.278), Rio Grande do Sul (17.769) e Santa Catarina (17.348). No total, o Brasil registrou a geração de 77.822 vagas no primeiro mês do ano.

Assim como em Ponta Grossa, no Estado do Paraná a indústria de transformação liderou a geração de empregos, com saldo de 5.474, quase empatada com os serviços (5.438). A novidade foi a retomada das contratações da construção civil, com 1.389 vagas. Curitiba foi a cidade que mais gerou vagas (3.582 ), seguida por Maringá (658) e Cascavel (568).

Caged de janeiro em Ponta Grossa

AnoSaldo

2018 - 54

2017 -273

2016 -233

2015 -189

2014 + 326

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE