Iluminação pode ser trabalhada como elemento de decoração | aRede
PUBLICIDADE

Iluminação pode ser trabalhada como elemento de decoração

Sair do lugar comum na iluminação exige criatividade e conhecimento para valorizar e enaltecer espaços

O perfil iluminado, específico para piso, com lâmpada de Led deu o toque criativo ao espaço
O perfil iluminado, específico para piso, com lâmpada de Led deu o toque criativo ao espaço -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sair do lugar comum na iluminação exige criatividade e conhecimento para valorizar e enaltecer espaços

Criar um projeto luminotécnico que surpreende e transforma um espaço, deixando-o mais bonito e charmoso, criando cenas distintas e agradáveis não é das tarefas mais fáceis. Por isso, as arquitetas Fernanda Andrade e Nina Abadjieff dão dicas de como fugir do lugar comum na iluminação com criatividade.

Antes, é preciso entender a importância da iluminação no projeto. “A luz tem a capacidade de modificar as emoções das pessoas. Elas podem ficar mais concentradas, alegres, calmas ou até sonolentas a partir do tipo de luz e intensidade usada em um espaço”, conta Nina.

Daí a necessidade de conhecer o tom da lâmpada que se está usando. “A luz amarela é indicada para criar ambientes mais intimistas e de descanso, mais usadas em salas e quartos. Já a luz branca, é mais usada em banheiros, áreas de serviço, cozinhas, escritórios, onde é preciso foco e concentração”, explica Fernanda.

A profissional gosta muito de especificar lâmpadas de Led em seus projetos. “O Led tem valor inicial maior, mas a redução do custo com energia permite economia em longo prazo. Além disso, é uma solução ambientalmente sustentável e tem vida útil muito superior às demais alternativas”, defende Fernanda.

De posse de tantas informações, fica fácil fugir do óbvio na iluminação. “Em um projeto, trouxe um ar diferenciado ao quarto ao especificar um perfililuminado com fita de Led. A luminária é bem democrática. Dá para usar de todas as formas e em todos os espaços. É possível trocar a sanca por ela ou fazer uma arandela, contornando todo o forro de gesso”, destaca Nina.

Fernanda também salienta projetos com iluminação criativa. “Em um quarto infantil, optei por luzes pontuais. O forro de gesso com plafons redondos de diâmetros diferentes permitiu um ambiente lúdico, não convencional. Já em um quarto de casal, a iluminação de forma indireta usada no painel da cabeceira foi proposta para iluminar e valorizar o papel de parede com muita elegância”, ressalta.

Luz incandescente é a mais recomendada para o descanso

As cores exercem diversas funções no ambiente e podem influenciar a forma como as pessoas se relacionam e estimular os sentidos. Além disso, conseguem alterar visualmente as proporções de um espaço, aquecer ou esfriar e ainda valorizar peças e mobiliários. Mas um detalhe muito importante pode impedir que tudo isso ocorra: a luz.

A arquiteta Nina Abadjieff destaca como a cor se comporta em cada tipo de luz. “A cor mais real é vista na luz natural. Já na luz incandescente, o tom fica sempre amarelado. É ótima para áreas de descanso. Na luz fluorescente, a sensação é que a cor está mais clara do que de fato é. É uma escolha interessante para locais onde é necessário mais atenção”, destaca.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE