Indicadores financeiros no mundo empresarial | aRede
PUBLICIDADE

Indicadores financeiros no mundo empresarial

Especialista destaca quatro indicadores fundamentais para uma boa gestão financeira.

Thiago Kremer é colunista do Jornal da Manhã e Portal aRede
Thiago Kremer é colunista do Jornal da Manhã e Portal aRede -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Por Thiago Kremer 

Sempre queremos resultados melhores e estamos buscando a todo momento realizar ações para promover nossos resultados. Porém tão importante quanto ter atitudes é medir essas ações e sua eficácia. De forma rápida e clara, indicadores servem para validar nossas decisões e trazer feedbacks valiosos para redirecionar o caminho e também trazer mais engajamento da equipe, pois com eles é viável empresários e colaboradores enxergarem o mesmo objetivo e o quão longe ou perto ele está. Com foco na área financeira vamos destacar 4 indicadores fundamentais para uma boa gestão financeira.

1.    LUCRATIVIDADE: Este indicador é de extrema importância, pois ele mostra se a empresa consegue honrar com todos os seus custos e despesas. Nenhuma empresa é capaz de prosperar sem lucro e com base nesses números é possível a comparação com empresas do mesmo segmento.

2.    GERAÇÃO DE CAIXA: Este indicador é extraído da Demonstração de Fluxo de Caixa, e nos mostra a capacidade da empresa em gerar caixa, consequentemente mostrará ao seu gestor sua capacidade de investimento e a necessidade de captação de recursos de terceiros.

3.    MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. Será que todos ou produtos ou serviços que vendemos contribuem para um resultado positivo? Pode ser que não, e este indicador consiste em uma conta onde extraímos do preço de venda todos os custos variáveis, sendo eles impostos e custos diretos. Com isso saberemos o quanto aquele produto ou serviço contribui para pagar as despesas fixas. Com este indicador o gestor saberá se o seu preço de venda está adequado, como também determina o quanto deve vender para honrar com suas obrigações.

 4.     LIQUIDEZ CORRENTE. Qualquer gestor deve se preocupar com a capacidade de sua empresa em honrar com seus compromissos. Este indicador consiste na fórmula ATIVO CIRCULANTE/PASSIVO CIRCULANTE e mostrará se a empresa corre risco de insolvência ou possui uma excelente liquidez, a ponto de explorar melhor seus recursos.

Para uma gestão financeira eficiente é preciso estar atento aos resultados destes indicadores, pois há a possibilidade de você não estar usando a estratégia certa para sua empresa. Com as informações em mãos, pode-se tomar medidas mais eficazes para conquistar resultados positivos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE