Primavera 2018 deve ser marcada pelo ‘El Niño’ | aRede
PUBLICIDADE

Primavera 2018 deve ser marcada pelo ‘El Niño’

Fenômeno meteorológico influenciará no aumento da temperatura e na distribuição de chuva durante a estação

Imagem ilustrativa da imagem Primavera 2018 deve ser marcada pelo ‘El Niño’
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fenômeno meteorológico influenciará no aumento da temperatura e na distribuição de chuva durante a estação

A estação das flores inicia neste sábado (22) no Hemisfério Sul. A Primavera inicia com grandes chances de ser marcada pelo fenômeno 'El Niño', caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a nova estação inicia às 22h53 deste sábado e segue até às 20h22 do dia 21 de dezembro. Ao todo, serão 90 dias divididos em 12 semanas.

Em prognóstico, o INMET a estação como “um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil”. O órgão informa que relatórios de centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, durante o final da primavera de 2018 e o início do verão de 2019, que deverá influenciar no clima, principalmente na temperatura e na distribuição de chuva. A Somar Metereologia informa que, por conta do El Niño, a primavera de 2014 registrou algumas fortes ondas de calor, especialmente em outubro, pela má distribuição de chuvas.

O INMET aponta um possível retorno do evento El Niño durante esta primavera, aliado a um aumento da temperatura no oceano Atlântico sobre a costa da Argentina e sul do Brasil, contribuem para o aumento das precipitações em grande parte da Região Sul. Portanto, o prognóstico da Primavera indica que as chuvas deverão ficar acima da faixa normal nos três estados da região, enquanto que as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade no Rio Grande do Sul e acima da média no restante dos estados.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) indica que o sol continuará predominando no estado, com tempo estável neste final de semana. Amanhã, a temperatura em Ponta Grossa terá mínima de 10° e máxima de 26°. No domingo (23), o sol deve prevalecer com máxima de 29°.

PG terá calor na segunda-feira

O início da próxima semana terá tempo instável no oeste e sudoeste do Paraná, tendo a possibilidade de temporais. Porém, em Ponta Grossa, não há previsão de chuva. Os termômetros indicam índice alto para segunda e terça-feira (24 e 25), com 19° de mínima e 31° de máxima, com alta também prevista para o norte e noroeste do estado. De quarta-feira (26) até o início de outubro, áreas de instabilidade provocadas pelo deslocamento de frente fria que deixam o tempo instável com chuvas ocasionais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE