Jaguariaíva abre licitação para Hospital Carolina Lupion | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva abre licitação para Hospital Carolina Lupion

Prefeitura viabiliza atendimento hospitalar e laboratorial gratuitos por instituição especializada

 Hospital Carolina Lupion
Hospital Carolina Lupion -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitura viabiliza atendimento hospitalar e laboratorial gratuitos por instituição especializada

A Prefeitura de Jaguariaíva abriu processo licitatório para fazer concessão de uso do prédio do Hospital Municipal Carolina Lupion (HCML) e Laboratório Municipal. Com o procedimento o hospital jaguariaivense e o laboratório continuarão atendendo a população gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital continuará sendo municipal e a instituição vencedora da licitação terá de prestar contas do serviço oferecido. Entre as mudanças esperadas da administração com esta modalidade é a possibilidade legal de atendimento de usuários de planos de saúde particulares e convênios.

No município de Jaguariaíva existem muitas famílias que contam com estes planos de saúde, oferecidos principalmente por empresas como benefício ao seu trabalhador, contudo os mesmos precisam se deslocar a outras cidades para serem atendidos em hospitais conveniados. Isto ocorre porque atualmente a legislação não permite que o hospital municipal atenda usuários de planos de saúde e particulares.

Com a abertura de espaço para atendimento aos planos de saúde não devem faltar vagas de internação aos pacientes do SUS, informa o prefeito municipal, José Sloboda. Ele esclarece que da forma que está, hoje o hospital utiliza cerca de 60% de seus leitos, tendo um montante ocioso que pode ser usado e mantido com atendimentos via planos de saúde.

Por meio de concessão da oferta dos serviços gratuitos de saúde à entidade especializada a expectativa também é economizar recursos públicos. Atualmente o município gasta cerca de R$800 mil ao mês para a manutenção do hospital. Com a contratação de entidade da área para a gestão, além de aumento da oferta de especialidades médicas, deve haver redução de cerca de R$100 mil mensais neste repasse.

“Com a concessão será exigida a implantação do atendimento de pelo menos 14 especialidades médicas, como cardiologia e otorrinolaringologia, o que também contribuirá para a diminuição de transporte de pacientes para outros municípios em busca dessas especialidades”, observa o prefeito. A licitação está marcada para o dia 23 de agosto.

Unimed – Um dos planos de saúde que devem passar a serem conveniados com o HCML é a Unimed, contudo o atendimento não será exclusivo deste plano. Ocorre que esta empresa manifestou interesse em instalar no município uma unidade médica de atendimento. A administração municipal então, após aprovação da Câmara Municipal e processo licitatório, concedeu à Unimed, para que construa um prédio próprio, terreno ao lado do Destacamento da Polícia Militar, empreendimento que deve inclusive gerar empregos no município.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE