Projeto de Péricles cria censo do autismo no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de Péricles cria censo do autismo no Paraná

Projeto de lei do deputado petista foi aprovado na Assembleia Legislativa

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de Péricles cria censo do autismo no Paraná
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Projeto de Lei 687/2017, do deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT), que dispõe sobre a realização do censo quadrienal das pessoas com autismo no Paraná foi aprovado nesta segunda-feira (18) por unanimidade, pelo plenário da Assembleia Legislativa. A aprovação do projeto ganhou simbolismo comemorativo, pois 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista. São coautores do projeto a deputada Maria Victória (PP) e o deputado Márcio Pacheco (PPL).

A intenção da proposta é auxiliar na elaboração de políticas públicas mais efetivas para os portadores da Síndrome do Espectro Autista (TEA) através do levantamento detalhado do perfil das pessoas com autismo e das suas famílias.

“Hoje não há estatísticas a respeito do autismo em nosso País e tampouco no Paraná, por isso a necessidade do levantamento. Assim saberemos o perfil socioeconômico dos autistas e de suas famílias e a partir disso poderemos trabalhar de forma mais organizada e eficiente no atendimento a essas pessoas”, diz Péricles. Nos Estados Unidos, há pesquisas que apontam que uma a cada 45 crianças nasce com autismo – os índices estão aumentando em 120% desde 2000.

Além da aprovação do projeto do Censo, Péricles destacou na Tribuna da Alep as vitórias conquistadas nesse ano na área de proteção aos portadores de TEA. “No próximo dia 26 de junho, o governo do Estado vai lançar o programa de apoio às pessoas com autismo e vai assinar um convênio com uma instituição da Flórida, nos Estados Unidos, para qualificar mais de três mil servidores públicos sobre terapias, tratamento e diagnóstico. Depois disso, mais servidores serão treinados até atingir a totalidade dos funcionários públicos da saúde e educação, entre outras áreas”, disse o deputado, salientando também a aprovação da Lei que instituiu a carteirinha do autista (que permite ao autista usufruir dos direitos das pessoas com deficiência) e o cadastro dos autistas, que já está sendo realizado pelo governo.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE