Painel discute Maio de 68 e ‘jornadas’ de Junho 2013 | aRede
PUBLICIDADE

Painel discute Maio de 68 e ‘jornadas’ de Junho 2013

Evento será realizado na noite desta terça (19) no Auditório da Faculdade Sant’Ana.

Evento será realizado na noite desta terça (19) no Auditório da Faculdade Sant’Ana.
Evento será realizado na noite desta terça (19) no Auditório da Faculdade Sant’Ana. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Evento será realizado na noite desta terça (19)

Em quais aspectos é possível relacionar os movimentos que marcaram o ano de 1968 no mundo e as ‘jornadas’ de Junho de 2013, que tomaram as cidades brasileiras? Este é o tema do painel que será realizado na noite desta terça-feira, 19 de junho, às 19 horas, no Auditório da Faculdade Sant’Ana, no Centro de Ponta Grossa.

“As manifestações realizadas em junho de 2013, em diversas cidades brasileiras, registram um marco da história recente do País e seguem incompreendidas pela maioria dos intelectuais do País”, afirma João Luiz Stefaniak, presidente do Instituto Urbi, que faz parte do painel da noite. Stefaniak estuda as ‘jornadas de Junho’ em pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. Também integra o debate o professor Murilo Corrêa, da UEPG.

Nos dois distintos momentos, uma relação que envolve os atores dos movimentos: os jovens são os responsáveis diretos pela organização das primeiras atividades, que deflagraram a série de ações e lutas, tanto em Maio de 1968 quanto em Junho de 2013. Na avaliação do professor Sérgio Gadini, da coordenação do Ciclo Comemorativo aos 50 anos do Maio 68, é preciso contextualizar os dois momentos e situações. “Não existe receita para entender os movimentos sociais, mas é preciso entender e discutir os desafios que a pluralidade política e as contradições econômicas marcam tanto o Maio de 68 quanto o Junho de 2013”, avalia Gadini.

O painel integra o Ciclo Comemorativo aos 50 anos do Maio de 1968, que conta atividades ao longo do mês de Junho, em diversos espaços e instituições de ensino de Ponta Grossa. Todas as atividades são abertas ao público. Confira programação completa do Ciclo. https://maiode1968.wixsite.com/50anos/programacao

Informações Assessoria de Imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE