Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas | aRede
PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas

Entre os riscos de usar um produto desses, sem antes consultar um profissional, está a perda da visão

Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas  /Foto: Divulgação
Anvisa proíbe venda de lentes de contato coloridas /Foto: Divulgação -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entre os riscos de usar um produto desses, sem antes consultar um profissional, está a perda da visão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a comercialização e o uso de lentes de contato coloridas Nipon Cosplay em todo o país. A determinação se dá por falta de registro do produto, que era vendido de forma irregular pela internet.

As lentes vendidas pela empresa – que ainda não se manifestou sobre a proibição – são para fins estéticos e composição de fantasias, principalmente do universo Otaku.

“Após comprovação de que os produtos eram divulgados e comercializados sem cadastro ou registro, a Anvisa determinou a proibição da comercialização, divulgação e o uso das lentes de contato coloridas Nipon Cosplay, em todo o território nacional”, diz texto publicado pela agência na Resolução nº 958, no Diário Oficial da União.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, em São Paulo, o uso desse tipo de lente deve ser precedido de recomendação médica, inclusive aquelas que estejam devidamente registradas e regulamentadas pela Anvisa.

De acordo com o especialista, a adaptação às lentes inclui análise da curvatura e relevo da córnea, exame de refração, avaliação do filme lacrimal, fundoscopia e utilização de lente teste independentemente da finalidade do uso – se estético ou saúde.

Entre os riscos de usar um produto desses, sem antes consultar um profissional, está a perda da visão.

Ainda segundo o oftalmologista, cerca de 16% da população brasileira não pode usar lente de contato. Entre os que não podem fazer uso, estão aqueles que se enquadram nas principais contraindicações: “Olho seco, doenças oculares externas, alergia e borda da córnea irregular”, diz Neto.

O perigo fica ainda maior no inverno, período em que o tempo seco resseca mais a lágrima, podendo causar complicações ao olho.

O especialista recomenda interromper imediatamente o uso das lentes quando os olhos apresentarem "vermelhidão, sensação de corpo estranho e visão embaçada".

O oftalmologista reitera, também, a importância de se atentar ao prazo de validade da lentes, evitando problemas posteriores que podem acarretar, entre outros, em cegueira.

Informações Catraca Livre

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE