Projeto de rastreadores em carros oficiais é aprovado | aRede
PUBLICIDADE

Projeto de rastreadores em carros oficiais é aprovado

Parlamentar se baseou em iniciativa semelhante implantada por ele durante gestão na presidência da Câmara de PG. Medida foi aprovada por unanimidade em comissões da Câmara

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de rastreadores em carros oficiais é aprovado
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O uso de dispositivos de rastreamento em veículos oficiais ou a serviço do poder público pode se tornar obrigatório. É o que prevê o Projeto de Lei nº 2.317/15, do deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (18), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, em Brasília. A medida é baseada em um dispositivo semelhante implementado por Aliel enquanto presidente na Câmara Municipal.

Segundo Aliel, o objetivo é evitar o uso irregular destes veículos. O deputado citou exemplo de escândalo veiculado na imprensa com imagens de servidores de uma prefeitura municipal que usaram veículo oficial para serviços particulares. “Estamos em um momento em que a sociedade clama por transparência. O projeto permitirá, pela Lei de Acesso à Informação, que a população tenha acesso aos dados desses dispositivos”, afirmou o deputado.

O parlamentar acrescenta que a lei, caso aprovada, não só permitirá maior fiscalização de veículos oficiais como também poderá garantir mais segurança aos agentes públicos. Aliel se baseou em iniciativa implementada durante a sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, em 2014, quando foram instalados dispositivos em toda a frota da Casa.

A medida reduziu pela metade os gastos com combustível e o número de viagens realizadas pelos veículos diminuiu em 70%. “O simples fato de ser monitorado inibe o condutor de realizar deslocamentos desnecessários, além de ser uma segurança para o próprio servidor”, acrescentou.  Na justificativa do projeto, Aliel explicou que o dispositivo utiliza tecnologia do GPS e disponibiliza vários recursos ao usuário. Por meio do sistema, é possível localizar o veículo, rastreá-lo, registrar o itinerário realizado e a velocidade desenvolvida durante o percurso.

Informações podem ser acessadas remotamente

Todas as informações podem ser passadas para um computador ou mesmo um aparelho celular, o que possibilita acesso instantâneo e remoto às informações rastreadas. O projeto apresentado por Aliel Machado altera o Código de Trânsito Brasileiro para incluir a obrigatoriedade do rastreamento, que deve ser previsto em regulamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE