Trump defende pena de morte contra tráfico de drogas | aRede
PUBLICIDADE

Trump defende pena de morte contra tráfico de drogas

“Não quero sair daqui a sete anos sem ter este problema resolvido”, disse o presidente americano

“Não quero sair daqui a sete anos sem ter este problema resolvido”, disse o presidente americano/Foto: Reprodução
“Não quero sair daqui a sete anos sem ter este problema resolvido”, disse o presidente americano/Foto: Reprodução -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Não quero sair daqui a sete anos sem ter este problema resolvido”, disse o presidente americano

Donald Trump apresentou nesta segunda-feira seu plano de combate aos opioides, que provocam milhares de mortes por overdose a cada ano nos Estados Unidos, e reafirmou sua posição favorável à pena de morte para certos traficantes de drogas.

"Se não formos duros com os narcotraficantes, estaremos perdendo tempo (...) e este rigor inclui a pena de morte", disse Trump nesta segunda-feira em Manchester, New Hampshire.

"Quero ganhar esta batalha. Não quero sair daqui a sete anos sem ter este problema resolvido", declarou Trump, já antecipando sua reeleição na presidência.

"Eu viajo" a outros países "e pergunto: "como vocês lidam com o problema das drogas?" "E eles respondem: não temos problema de drogas".

"O que querem dizer? - eu insisto e eles respondem. Temos tolerância zero com os traficantes de drogas (...). Temos a pena de morte".

A luta contra a dependência em opioides, um problema de saúde pública nos Estados Unidos, é considerada uma prioridade por Donald Trump.

Em 2016, os Estados Unidos registraram 64.000 mortes por overdose, a maioria vinculada ao consumo de drogas à base de ópio. Esta categoria de entorpecentes abrange remédios analgésicos, vendidos com receita, como o oxycontin e o fentanil, assim como a heroína misturada a substâncias sintéticas.

"O departamento de Justiça solicitará a pena de morte contra os traficantes de drogas sempre que for possível com base nas leis existentes", declarou a Casa Branca, sem dar detalhes.

A União Americana de Liberdades Civis (ACLU) denunciou imediatamente a proposta, que qualificou de "absurda", recordando que a Suprema Corte tem "rejeitado regularmente o uso da pena de morte para casos em que não há homicídio".

O plano da Casa Branca também espera "reduzir a demanda" de opioides através da educação e do combate à prescrição excessiva, e "ajudar os que lutam contra o vício".

Segundo a ONG Harm Reduction International, os Estados Unidos integram um grupo de cerca de 30 países onde a legislação prevê a pena de morte para certos crimes ligados ao tráfico de drogas, mas apenas sete - incluindo China, Irã, Arábia Saudita, Cingapura e Indonésia - recorrem com frequência a tal medida.

"Não resolveremos a crise dos opioides com prisões e execuções", avaliou o senador democrata por Massachusetts Ed Markey.

"As propostas extremas como o uso da pena de morte apenas perpetuam o estigma da infâmia associado ao uso de opioides e são uma distração do debate necessário sobre (...) as iniciativas de saúde pública indispensáveis para se salvar vidas".

Informações AFP

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE