Famosa mancha de Júpiter deve sumir em 20 anos | aRede
PUBLICIDADE

Famosa mancha de Júpiter deve sumir em 20 anos

A Grande Mancha Vermelha nada mais é do que uma tempestade maior do que a Terra

 A tempestade tem profundidade até 100 vezes maior do que os oceanos da Terra/Foto: Reprodução Youtube
A tempestade tem profundidade até 100 vezes maior do que os oceanos da Terra/Foto: Reprodução Youtube -

A Grande Mancha Vermelha nada mais é do que uma tempestade maior do que a Terra

Se todo mundo é capaz de reconhecer Saturno por seus anéis, o mesmo acontece com Júpiter e sua Grande Mancha Vermelha, as listras longas e grossas que envolvem o planeta. Só que essa tempestade que gira ao redor de Júpiter pode estar com seus dias contados.

Cientistas acreditam que a tempestade está morrendo e pode desaparecer em algumas décadas. O planeta está sendo observado pela nave Juno, que orbita Júpiter há mais de seis anos e analisa importantes padrões climáticos do planeta, que indicam uma mudança para breve.

A Grande Mancha Vermelha é resultado de potentes fluxos de jatos que giram em direções opostas — para se ter uma ideia, a tempestade gerada por esses jatos é grande o suficiente para engolir a Terra. O que os cientistas perceberam é que esses jatos podem reduzir a atividade.

Tamanho reduzido

Segundo a Nasa, esse é um comportamento que vem acontecendo já há algum tempo. A tempestade, que já chegou a ter quatro vezes o diâmetro da Terra, agora está reduzida, em torno de 1,3 do tamanho do nosso planeta.

Juno recolheu informações que detalham o fenômeno de Júpiter. A tempestade tem profundidade até 100 vezes maior do que os oceanos da Terra, enquanto a sua base é muito mais quente do que os ventos que se movem na atmosfera superior do planeta.

O que os pesquisadores ainda não sabem é o que impulsiona a tempestade. Mesmo assim, eles avaliam que ela não deve durar mais do que duas décadas.

A missão de Juno estava prevista para ser encerrada em menos de um ano, mas, com essas novas informações, crescem as chances de a nave continuar no espaço por mais um tempo.

Informações Terra

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE