Julgamento de Lula será marcado por manifestações | aRede
PUBLICIDADE

Julgamento de Lula será marcado por manifestações

Agendado para quarta-feira (24), o julgamento do ex-presidente será antecedido por uma série de manifestações

Imagem ilustrativa da imagem Julgamento de Lula será marcado por manifestações
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com previsão de acontecerem em todo o Brasil, manifestações pró e contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva estão marcadas para começar nesta terça-feira (23) e se estenderem até quarta-feira (24), data do julgamento do petista. No Paraná, por exemplo, o Movimento Vem pra Rua organizará uma manifestação em Curitiba – em Ponta Grossa, a realização de passeadas do movimento ou de outras organizações foi confirmada.

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade organizou uma comitiva com lideranças políticas que viajaram até Porto Alegre para acompanhar o julgamento do ex-presidente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Composto por lideranças de diversos setores, a comitiva que saiu de Ponta Grossa participará de eventos na capital do Rio Grande do Sul e defende que o julgamento do ex-presidente não é baseado em provas e seria injusta.

Em primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro condenou Lula a uma pena de 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro que teria recebido da empreiteira OAS na forma de melhorias no imóvel no Guarujá, no litoral paulista – o que é negado com veemência pelo ex-presidente. Caso a condenação seja mantida, Lula estaria impedido de disputar a eleição de outubro.

O Movimento Vem Pra Rua também promoverá o “Ato em Defesa da Justiça” para pedir ‘Lula na cadeia’ e a confirmação da condenação do ex-presidente pelo Tribunal da Lava Jato nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Lages, Maceió, Recife, Rio, São Luís, São Paulo, Teresina, Timbó e Vitória. Já manifestações em prol do presidente foram registradas no Rio de Janeiro, durante esta segunda-feira (22).

O PT planeja levar parlamentares e governadores a Porto Alegre, enquanto movimentos contrários ao petista também estudam a possibilidade de ocupar as ruas da cidade. Em Curitiba, base da força-tarefa da Lava-Jato, um grupo planeja se encontrar em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, onde Sergio Moro despacha. Além disso, são esperados protestos com finalidades distintas na Avenida Paulista, centro econômico-financeiro de São Paulo.

Julgamento será acompanhado pela imprensa internacional

Jornalistas da Inglaterra, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Espanha Dinamarca, Catar e Argentina estarão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para acompanhar o julgamento do ex-presidente Lula. São 43 correspondentes estrangeiros e cerca de 250 profissionais de imprensa do Brasil, que estarão nas áreas destinadas à cobertura jornalística do fato. Para garantir a transparência e o trabalho da imprensa, o TRF4 está organizando uma Sala para 100 profissionais, no andar térreo do prédio. Eles poderão acompanhar ao vivo a sessão de julgamento, por meio de telão.  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE