Secretaria alerta para acidentes com arraias e bagres | aRede
PUBLICIDADE

Secretaria alerta para acidentes com arraias e bagres

Alguns animais aquáticos possuem veneno nos ferrões, que pode causar dor local e gerar feridas de difícil cicatrização.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria alerta para acidentes com arraias e bagres

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a chegada do verão e do período de férias, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para o perigo de acidentes com animais aquáticos, como arraias e bagres. Eles possuem veneno nos ferrões, que causa dor local e pode gerar feridas de difícil cicatrização.

O cuidado principal é para pessoas que mergulham em lagos, rios ou mares no litoral do Estado e, também, para pescadores. “O ferrão desses animais perfura a pele e causa dor imediata e inchaço, também pode evoluir para febre, sudorese, vômitos e, em casos mais graves, causar necrose ou uma infecção”, explica o biólogo da Divisão de Zoonoses e Intoxicações, Emanuel Marques.

Ele orienta que, caso ocorra um acidente, a parte atingida pelo ferrão deve ser mergulhada em água quente (em temperatura suportável para a pele) de 30 a 90 minutos, pois o calor minimiza a ação do veneno e diminui a dor. Marques não recomenda nenhum outro tipo de tratamento caseiro.

“Na verdade, a principal orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento adequado do ferimento e a retirada do ferrão, se necessário. Também, se possível, é recomendado levar o animal que causou o acidente ou alguma foto dele para facilitar o trabalho do profissional de saúde”, complementa Marques.

Apesar de não existirem registros de óbitos por esse tipo de acidente, a falta de tratamento adequado pode causar o afastamento do trabalho com pesca e sequelas permanentes.


Curso

Para aumentar a sensibilização sobre o tema, nesta semana cerca de 20 profissionais de cinco municípios da 20ª Regional de Saúde (Toledo) participaram da capacitação sobre a Vigilância de Acidentes causados por Peixes. Estavam reunidos médicos, enfermeiros e técnicos de endemias e vigilâncias ambientais de Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Santa Helena e Pato Bragado.

A região, na Costa Oeste do Estado possui prainhas artificiais com grande movimentação de turistas. A capacitação foi a primeira do Estado, mas deve acontecer em outras regionais ainda no verão.

Serviço

Para casos de acidentes com animais aquáticos como bagres e arraias, a Secretaria de Estado da Saúde também conta um serviço para orientação a profissionais de saúde e à população em geral. O Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná atende 24 horas por dia pelo telefone 0800 41 0148.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE