Receita passará a exigir CPF de dependentes de todas as idades | aRede
PUBLICIDADE

Receita passará a exigir CPF de dependentes de todas as idades

Para a declaração do IR do ano que vem, regra passa a valer para maiores de 8 anos; depois de 2018, todos os dependentes deverão ter CPF

No início deste ano, a Receita havia reduzido a exigência de 14 para 12 anos/Foto: Reprodução Estadão
No início deste ano, a Receita havia reduzido a exigência de 14 para 12 anos/Foto: Reprodução Estadão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para a declaração do IR do ano que vem, regra passa a valer para maiores de 8 anos; depois de 2018, todos os dependentes deverão ter CPF

A Secretaria da Receita Federal determinou que todas as pessoas declaradas como dependentes no Imposto de Renda estão obrigadas a fazer sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). No entanto, para o exercício de 2018, ano-calendário de 2017, as pessoas físicas com menos de oito anos de idade estão dispensadas da exigência.

A mudança consta de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) que altera uma outra IN de 2015.

Até agora, a Receita exige CPF de dependentes com idade a partir de 12 anos. Pela norma de hoje, depois de 2018, todos os dependentes declarados no IR deverão ter inscrição no CPF, e não somente aqueles acima de oito anos de idade.

Mudanças. No início deste ano, a Receita havia reduzido a exigência de 14 para 12 anos. Na época, o órgão disse que a mudança reduz casos de retenção de declarações em malha e reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios ou de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Informações Estadão

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE