Sinepe divulga ganhadores do Prêmio Práticas Inovadoras em Educação | aRede
PUBLICIDADE

Sinepe divulga ganhadores do Prêmio Práticas Inovadoras em Educação

Mais de 70 projetos focados em inovação nas áreas pedagógica, sustentabilidade ou de inclusão foram avaliados

Imagem ilustrativa da imagem Sinepe divulga ganhadores do Prêmio Práticas Inovadoras em Educação
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 70 projetos focados em inovação nas áreas pedagógica, sustentabilidade ou de inclusão foram avaliados

O Sindicato das Escolas Particulares realizou a entrega do Prêmio Sinepe/PR – “Práticas Inovadoras em Educação", neste último final de semana, no Torres Eventos, em Curitiba. Mais de 70 projetos desenvolvidos nas escolas paranaenses foram avaliados por uma comissão julgadora e os três melhores colocados de cada uma das cinco categorias receberam as honras durante o evento.

Segundo a presidente do Sinepe/PR, Esther Cristina Pereira, a premiação tem por objetivo reconhecer o esforço dos professores no desenvolvimento de projetos que tornem as aulas ainda mais atrativas. "Não é fácil criar novas maneiras para atrair a atenção dos alunos, então o Prêmio é uma maneira para demonstrarmos nosso apreço pelo trabalho que eles [professores] desenvolvem no dia a dia", destacou.

Os projetos deveriam conter inovações em alguma das áreas: pedagógica, sustentabilidade ou de inclusão. "Esta é a terceira edição do Prêmio e a cada ano nos surpreendemos com a qualidade dos projetos que são elaborados pelos professores nas escolas paranaenses", associadas ao Sinepe/PR, salientou Esther.

Ainda durante a solenidade, o Sinepe/PR prestou uma homenagem ao presidente do Conselho Estadual de Educação, prof Dr. Oscar Alves, como personalidade do ano. "Sua dedicação à Educação é um verdadeiro exemplo a ser seguindo. Certamente uma caminhada brilhante e marcante", enfatizou Esther. 

Ensino Infantil e Fundamental I

O projeto intitulado "A África está entre nós" do Colégio Marista Paranaense recebeu a primeira colocação de sua categoria. O projeto envolveu mais de 200 estudantes do ensino Fundamental, durante o ano de 2016, trabalhou estrategicamente áreas múltiplas do conhecimento (História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa e Matemática) e contou com a participação de uma missionária moçambicana que foi relatar aos estudantes a vida e costumes de seu povo. Durante o projeto, os estudantes perceberam que se muitos negros sofreram como escravos, muitos outros, nascidos após a abolição, viveram regimes de privações e que a exclusão perdura até os dias atuais. Os resultados do projeto foram tão amplamente alcançados de modo que passou a fazer parte do currículo do Colégio. A segunda colocação ficou com "Uma volta Olímpica pelo Brasil, da Pré-Escola Pés no Chão; e a terceira com o projeto de inclusão "Rádio Vozes da Primeira", da Escola Especializada Primavera.

Ensino Fundamental II e Médio

O projeto "Empreendedorismo - Fase II" da Escola Atuação recebeu a primeira colocação em sua categoria.  Desenvolvido desde 2007, o projeto envolveu quase 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de diversas formas em cada uma das séries, com o objetivo de que os estudantes aprendam e reflitam sobre Educação Financeira, promovendo impactos positivos na formação do educando como cidadão participativo, reflexivo e dinâmico. O projeto "Palavra Clikada" do Colégio Opet - Bom Retiro, ficou com a segunda colocação e o "Estuda mais, porque eles podem!" do Colégio Vicentino São José na terceira posição.

Educação Profissional

Nesta categoria, o "Projeto Interdisciplinar: A Disciplina que traz a vivência prática científica pra os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho", do Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA) foi o primeiro colocado, seguido dos projetos: "Chega de Bullying" do TECPUC e "Avaliação Integrada do Curso Técnico em Agropecuária" do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, respectivamente no segundo e terceiro lugares.

O projeto campeão foi executado a partir do segundo semestre de 2015 com 44 alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho e teve como objetivo proporcionar um processo de ensino-aprendizagem não tradicional de forma a ampliar a percepção dos estudantes sobre a sua função na sociedade, além de desenvolver competências e torná-los protagonistas na produção de seus próprios conhecimentos.

Ensino Superior

O projeto "Inovação nos processos de ensino e aprendizagem da PUCPR", da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, obteve a primeira colocação em sua categoria. A instituição selecionou, por meio de edital, 60 docentes - a partir de agosto de 2016 - para que estes realizassem um planejamento inovador para suas disciplinas, selecionando metodologias de ensino e processos de avaliação que demonstrassem o alcance dos resultados. O objetivo do projeto foi o de criar experiências consistentes e positivas de inovação no processo de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação, gerando uma demonstração concreta da efetividade da aprendizagem e à promoção da reflexão do corpo docente sobre a prática pedagógica.

O projeto "Professor Tutor: Diferencial Qualitativo para a formação de qualidade no curso de pedagogia", da Universidade Positivo, e o "FAE na Prática", da  FAE Centro Universitário ficaram respectivamente na segunda e terceira colocações.    

Cursos Livres

"Transposição dos Valores Institucionais na formação de alunos trabalhadores do setor do asseio e conservação", do Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA) obteve a primeira colocação nesta categoria. O projeto "Inovação e mudança na apredizagem", do Hiro Soluções Educacionais - YOUTZ, obteve a segunda colocação e o "Philgo! Conteúdo Online para complementação de programa didático", do Phil Young's English Scholl ficou com a terceira posição.

O projeto que obteve a primeira colocação foi desenvolvido durante o ano de 2016 com alunos, docentes e empresas do ramo de Asseio e Conservação, com o objetivo de criar estratégias, a partir dos próprios valores institucionais do CENPKA, para minimizar a incidência de seis problemas apontados pelas empresas desse segmento. Tal ação resultou em cursos de Ética Profissional, Marketing Pessoal, Qualidade no Atendimento, Liderança Operacional, Comunicação Assertiva, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e Pensamento Sistêmico em Asseio e Conservação.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE