Chuva de meteoros deve iluminar os céus neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Chuva de meteoros deve iluminar os céus neste sábado

Os detritos do Cometa Halley riscarão o céu a 66 km por segundo e a maioria tem o tamanho de uma semente de maça

Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros./Foto: Divulgação Thinkstock
Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros./Foto: Divulgação Thinkstock -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os detritos riscarão o céu a 66 km por segundo e a maioria tem o tamanho de uma semente de maça

A chuva de meteoros Orionidas (ou chuva de meteoros Orionídeas) acontece todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, mas é entre os dias 20 e 21 que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra passa por esteiras de detritos deixadas por cometas ou até mesmo asteroides. No caso da chuva Orionidas, os meteoros que riscam os céus são originários do famoso cometa 1P/Halley. Quando essa poeira cósmica do cometa encontra com a atmosfera da Terra, elas queimam e criam o brilho que chamamos de meteoros, mas que popularmente são conhecidos como "estrelas cadentes". Geralmente os fragmentos têm o tamanho de uma semente de maçã.

Quando os detritos espaciais são maiores, do tamanho de uma bola de tênis, eles criam bolas de fogo, ou bólidos, que são meteoros super brilhantes.

A Chuva de Meteoros Orionidas tem esse nome porque ela acontece principalmente na constelação de Orion, popularmente conhecida como “Três Marias”. E uma excelente notícia para a chuva Orionidas 2017 é que durante seu pico, a Lua estará na fase Nova, ou seja, não teremos o brilho lunar para ofuscar os meteoros. Com o céu mais escuro, teremos uma chance muito maior de ver a máxima quantidade de meteoros.

E por falar em quantidade de meteoros, a chuva Orionidas costuma gerar pelo menos 20 meteoros a cada hora durante seu pico. Sua taxa pode variar a cada ano, mas os meteoros dessa chuva são muito bem marcados e fáceis de serem visualizados. O melhor momento para observar essa chuva é após a meia-noite, quando a constelação de Orion já estará bem alta no céu.

Como observar a Chuva de Meteoros Orionidas a olho nu?

Primeiramente, devemos enfatizar que não é preciso nenhum equipamento para observar os meteoros, como telescópios ou binóculos. Como as "estrelas cadentes" riscam o céu rapidamente, o melhor é visto a olho nu, sem auxílio de qualquer equipamento.

Para observar os meteoros, o céu deve estar limpo, sem nuvens. Olhe na direção leste por volta das 23h00 e você verá a constelação de Orion. É lá que encontra-se o radiante - região do céu onde os meteoros parecem se originar. O melhor horário para observação dos meteoros é após a meia-noite.

A taxa de meteoros esperada para o pico no dia 21 de outubro é de aproximadamente 20 meteoros por hora, incluindo possíveis bólidos.

E pra quem não puder observar essa chuva pessoalmente, a página Galeria do Meteorito fará uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2017, com imagens em tempo real feitas a partir de câmeras ultra-sensíveis, instaladas em locais estratégicos onde o céu raramente fica nublado e você poderá acessando aqui

Os meteoros do cometa Halley são conhecidos por serem muito rápidos, riscando o céu com velocidade superior a de outros meteoros. Eles chegam a atingir cerca de 66 km por segundo! A Chuva de Meteoros Orionidas vai até o dia 29 de outubro, porém, conforme os dias se passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser vista.

Informações Galeria do Meteorito

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE