5ª Brigada de Cavalaria realiza operação Cavalo de Aço | aRede
PUBLICIDADE

5ª Brigada de Cavalaria realiza operação Cavalo de Aço

Exercício batizado de Operação Aço é uma clara referência a característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada

Exercício batizado de Operação Aço é uma clara referência a característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada
Exercício batizado de Operação Aço é uma clara referência a característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, entre os dias 18 e 25 de setembro deste ano, está realizando adestramento de seus quadros (oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados) em ambiente simulado para hipótese de emprego no caso de Defesa Externa.

O exercício batizado de Operação Aço é uma clara referência a característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada: os Carros de Combate Leopard 1A5 e as viaturas de transporte de pessoal M113.

O contexto da Operação abrange um deslocamento estratégico de material, viaturas e pessoal, feito a partir das Organizações Militares integrantes da Brigada e sediadas em CuritibaPR, Ponta Grossa-PR, Rio Negro-PR e Porto União-SC para o Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul-RS, mais conhecido como Saicã. Na sequência, executar-se-á uma Operação Ofensiva, para expulsão de um invasor fictício.

Toda a manobra emprega cerca de 500 militares, entre homens e mulheres, bem como 100 viaturas, das quais 35 são viaturas blindadas. A Operação AÇO terá como ponto alto a execução de 450 tiros com o canhão 105 milímetros dos carros de combate e mais de 1000 tiros com metralhadoras calibre 50 polegadas.

A finalidade deste exercício é manter o adestramento da tropa em níveis elevados e compatível com a missão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada que é estar capaz de atuar em qualquer parte do território nacional ou área de interesse, tendo em vista seu elevado poder de combate e seu efeito dissuasório.

O Exército Brasileiro possui, ao todo, duas brigadas blindadas, sendo a 5ª Brigada uma delas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE