TSE apresenta nova modalidade para aquisição de urnas | aRede
PUBLICIDADE

TSE apresenta nova modalidade para aquisição de urnas

Tribunal optou por modelo de contratação via técnica para compra de urnas modelo 2018

Imagem ilustrativa da imagem TSE apresenta nova modalidade para aquisição de urnas
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em sessão pública realizada na última terça-feira (18), técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentaram a representantes do mercado tecnológico um novo padrão de contratação para produção de urnas eletrônicas modelo 2018. A contratação via técnica e preço dará lugar a um processo licitatório na modalidade pregão.

“Dessa vez a gente tá colocando o projeto, já definido, antes da licitação da produção das urnas, e não mais o problema para que a empresa possa solucioná-lo como a engenharia dela achar melhor. A licitação será a execução desse projeto”, explicou o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.

O novo modelo de urna eletrônica 2018 projetado pelo TSE, em parceria com um instituto de tecnologia sem fins lucrativos, contará com inovações tecnológicas e possibilitará a impressão do voto, conforme estabelece o artigo 59-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), com redação dada pelo artigo 2º da Lei nº 13.165/2015 (Reforma Eleitoral).

“A ideia é mostrar para o mercado, o quanto antes, todas as fases pensadas e planejadas, até porque a gente quer contratar ainda este ano. É uma transparência maior no processo de contratação”, afirmou o chefe da Assessoria de Gestão Eleitoral, Thiago Fini.

A previsão é concluir a produção de 30 mil novas urnas até o dia 17 de agosto de 2018 para que elas já possam ser utilizadas nas eleições gerais do próximo ano. Todo o processo produtivo será auditado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Assim como é feito desde 1996, nenhuma urna eletrônica é produzida sem ter alguém do TSE por perto. Nós sempre fizemos auditorias de qualidade e ultimamente nós temos implementado cada vez mais auditorias de segurança porque existe uma série de processos que envolvem a segurança da informação”, destacou Rafael Azevedo.

Licitação

O TSE realizará, ainda este ano, outra sessão pública sobre a futura licitação para produção do novo modelo de urna eletrônica. Os interessados poderão enviar suas dúvidas e sugestões para o e-mail [email protected]. As contribuições auxiliarão os estudos técnicos preliminares que irão embasar o termo de referência.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE