Ponta-grossense promove evento interdisciplinar de Saúde | aRede
PUBLICIDADE

Ponta-grossense promove evento interdisciplinar de Saúde

Evento ocorre no Estado da Paraíba e ele recebeu certificado de honra por salvamento de vida no local

Imagem ilustrativa da imagem Ponta-grossense promove evento interdisciplinar de Saúde

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aconteceu no dia 16 de Julho de 2017 o “I Torneio Comunitário Oficial de Futsal Feminino de Mari”, fruto do Projeto “Saúde e Qualidade de Vida através da prática esportiva na comunidade” organizado pelo acadêmico do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR Robson Diego Calixto, participante da segunda edição do Projeto VEPOP-SUS (Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde​ no SUS) nos Municípios do Conde e Mari no Estado da Paraíba. Junto ao acadêmico de Odontologia, estiveram presentes na realização e desenvolvimento desse projeto os acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA João E. Soares de Melo Junior e Amanda S. Dantas.

          O evento​ teve apoio da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer junto​ a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Município de Mari, local onde ocorreu o mesmo. Os principais objetivos desse evento foram de incentivar a relação social comunitária, incentivar a qualidade de vida através da prática esportiva, desmistificar o conceito de saúde como processo de doença e combater o preconceito de gênero na prática feminina de esportes. Sobre o evento, o acadêmico da UFPR relatou sobre: “para nós que pudemos conhecer mais sobre a realidade das comunidades vivenciadas nesse período de estágio, mesmo em poucos dias, nos encontramos muito felizes pela nossa contribuição para com eles. Foi o primeiro torneio de futsal feminino do Município, então, estamos voltando felizes para nossas casas pela sementinha que plantamos na comunidade. A ideia do projeto surgiu a partir das intervenções do projeto VEPOP-SUS, onde, notamos uma necessidade de ação perante fatos machistas e opressores que a sociedade ainda apresenta quanto a inserção da mulher dentro dos campos de esporte, seja no futsal, futebol ou qualquer outra prática esportiva”. Ainda, quanto a prática, mencionou que: “como profissionais ou breve profissionais da saúde possuímos uma ideia muito limitada de saúde, onde, quase sempre, possuímos um conceito totalmente limitado, visando saúde como ausência de um processo patológico ou uma ação intervencionista das técnicas que aprendemos na Academia. Nesse estágio, pudemos desconstruir muitas ideias que trazemos da nossa formação tecnicista, na qual, acabamos esquecendo que os indivíduos se apresentam de forma bio-psico-social-espiritual  e não dando valor para o trabalho intersetorial/multidisciplinar das equipes de saúde. Então, estamos contentes de termos desenvolvido este evento pois esporte é qualidade de vida e consequentemente é saúde, independente da nossa atuação profissional”.

        Houve a presença de 20 jogadoras advindas da própria comunidade e de comunidades circundantes, onde, quatro equipes disputaram pelo torneio. Para premiação e incentivo à prática esportiva dessas meninas, distribuíram-se kits de esporte para cada uma das participantes, contando com sapatos de futsal, cotoveleiras, joelheiras, meiões, luvas para as goleiras, terno para as goleiras, bola de futsal, apitos para o treinador, redes para as traves e troféu e medalhas para a equipe vencedora do evento. Segundo a Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer Rosemagna Cunha, sobre a prática esportiva feminina na comunidade, falou que: “terão todo o apoio, prestígio e incentivo da administração pública do nosso Município”. Já o Secretário de Desenvolvimento Humano Severino Ramos, enfatizou a importância da iniciativa e parabenizou a todos pelo importante evento esportivo.

          No final do evento, todos foram surpreendidos pelo imprevisto. Um torcedor e morador da comunidade que estava presente no ginásio acabou tendo um ataque epilético enquanto andava na arquibancada o que acabou caindo e ocasionando uma fratura grave em calota craniana. O acadêmico de Odontologia prestou atendimento imediato de primeiros socorros ao indivíduo, estabilizando-o até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Sobre esse fato, Robson relatou que “na hora do acidente, a única coisa que veio na minha cabeça era achar uma forma de socorrer imediatamente sobre o ocorrido. Corri para a direção daquele senhor e a única coisa que eu conseguia ver era que ele tinha machucado sua cabeça e a sua volta havia uma poça enorme de sangue. Pedi para que meu colega João tirasse sua camiseta e me desse para poder estancar o ferimento. Nesse momento percebi que se tratava de uma fratura grave, e sem perder tempo solicitamos o auxilio do SAMU. Realizei manobra de estancamento e monitoramento dos sinais vitais do paciente por cerca de 30 minutos até a chegada do socorro visto que a comunidade se localiza longe do centro da Cidade. Mas até a chegada do suporte conseguimos manter o paciente consciente e estável. Em seguida ele foi encaminhado para atendimento médico hospitalar”. O Secretário de Desenvolvimento Humano do Município de Mari – PB Severino Ramos agradeceu pela atenção e atuação do jovem estudante e mencionou que “em nome do Município e pelo enorme agradecimento pela vida salva, estamos entregando ao Robson um certificado de honra como uma grata lembrança de seu ato desbravador”. Por fim, o acadêmico demonstrou sua enorme felicidade finalizando sua fala, dizendo: “é um enorme orgulho poder ter ajudado aquele cidadão. Isso prova para mim mesmo que estou na área certa e que conhecimentos interdisciplinares são necessários a todos os momentos. Vou levar isso como uma lição pra vida toda e, com certeza, vou querer cada dia mais poder me dedicar a profissão que escolhi com tanto amor. O que eu posso reafirmar é que estou muito feliz”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE