Consumo no Paraná crescerá 9%, afirmam especialistas

Cotidiano

19 de maio de 2017 18:20

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Temer afirma sofrer ataque injurioso e infamante

Uso adequado garante segurança para consumidores de gás

Trabalhador tem até sexta-feira para sacar o PIS/Pasep

Temer fará pronunciamento à nação às 15h
Quatro PMs são presos acusados de matar suspeito de furtos
Lula pede renúncia de Temer e antecipação das eleições
Homem morre após ser agredido por segurança
/Foto: Marcelo Camargo/ABr
PUBLICIDADE

O consumo de bens e serviços no Paraná deverá somar R$ 268,8 bilhões em 2017, o que significa um aumento de 9% sobre o valor de 2016. Desse total, 65% serão gastos em cidades do Interior do Estado. Os dados são do estudo IPC Maps, realizado pela IPC Marketing Editora, empresa paulista especializada em informações de mercado. O cálculo toma como base dados coletados junto ao IBGE e indicadores dos Estados.

O aumento previsto para 2017 se dá após dois anos de retração. A estimativa para este ano já leva em consideração o atual cenário de retração econômica do País. Mesmo assim, a previsão é que o consumo no Paraná cresça mais que a média brasileira. O IPC Maps aponta que os brasileiros deverão consumir R$ 4,2 trilhões nesse ano - 7,7% mais do que em 2016. Se descontada a estimativa de uma inflação de 4,36% medida pelo IPCA, o crescimento real será de 0,42%. No Paraná, esse avanço, nessa proporção, será de 0,90%. “O Paraná tem uma base agrícola e industrial forte, o que faz com que o impacto da crise seja um pouco menor aqui. De maneira geral, isso ocorre em toda a região Sul. Apesar da retração da economia, do aumento do desemprego e do fechamento de empresas, os Estados da região têm sentido um pouco menos os seus efeitos”, diz Marcos Pazzini, coordenador do estudo.

PUBLICIDADE
COMENTÁRIOS
AVISO: O portal aRede não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site.
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização