Copel alerta para cuidados na colheita do pinhão | aRede
PUBLICIDADE

Copel alerta para cuidados na colheita do pinhão

Colheita pode exigir que se suba nas árvores ou que se use um bastão de bambu. Copel alerta para cuidados nas proximidades de redes elétricas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Colheita pode exigir que se suba nas árvores ou que se use um bastão de bambu. Copel alerta para cuidados nas proximidades de redes elétricas.

Abril marca o tradicional início da colheita pinhão, que se estende até junho. É nesta época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas e liberar as sementes. A colheita, no entanto exige muitas vezes que se suba nas árvores e que se use um bastão de bambu. Por isso, a Copel alerta a comunidade sobre os riscos em colher a semente em araucárias que ficam perto de redes elétricas.

A vara de bambu é normalmente utilizada para cutucar as pinhas é muito longa. Por isso, há o risco de encostar acidentalmente na rede elétrica, tanto durante deslocamento na área onde estão os pinheiros como durante a colheita.

“Para evitar este risco, a Copel recomenda que se faça uma verificação cuidadosa do local, observando se há proximidade com a rede elétrica e, caso haja, evitar a retirada da pinha no local”, explicou o gerente de segurança do trabalho da Copel, João Alberto Kucek Junior.

Galho

A prática de subir nas araucárias também representa risco de acidente com energia elétrica. Ao escalar a árvore, pode-se pisar em algum galho que, ao movimentar-se, encoste na rede de energia. Ao tocar na rede elétrica, tanto o bastão como o galho conduzem energia. Assim, além de choque elétrico, a pessoa sofrer queda do alto da árvore.

Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE