Pais devem desestimular cirurgias plásticas em adolescentes | aRede
PUBLICIDADE

Pais devem desestimular cirurgias plásticas em adolescentes

Segundo Ivanoska Filgueira, procedimentos invasivos devem ser recomendados para o público jovem em casos específicos

Imagem ilustrativa da imagem Pais devem desestimular cirurgias plásticas em adolescentes
-

Mario Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a busca incessante pelo enquadramento em padrões estéticos imposto por desfiles de moda, novelas e campanhas publicitárias, tem estimulado a procura de adolescentes por procedimentos invasivos afim do corpo ideal. É crescente o número de cirurgias plásticas realizadas em jovens com idades entre 14 e 18 anos. De acordo com os últimos dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número mais do que dobrou em apenas quatro anos – saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91.100 em 2012 (141% a mais). No entanto, os pais precisam ter cautela e, a depender do caso, até desestimular o desejo dos filhos de antecipar esse amadurecimento.

A avaliação é da cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira, que alerta sobre os riscos que uma decisão como esta pode causar interferências na fase considerada de transformação corporal. “Na adolescência, as meninas adquirem suas novas curvas com o surgimento dos seios, alargamento dos quadris. Nos meninos, o mais marcante é o desenvolvimento da musculatura. Em meio a tantas mudanças, com muita frequência, o adolescente perde a sua referência de corpo e começa a querer acelerar esse processo”, explica a médica.

As cirurgias mais procuradas são as de orelha, nariz, redução e aumento de mamas. Segundo Filgueira, as motivações para o procedimento devem ser cuidadosamente avaliadas pelos pais, primeiramente dentro de casa e, se houver persistência, procurar um médico especialista para serem analisadas. “Alguns adolescentes têm indicação de cirurgia plástica, como os que possuem características que provoquem transtornos do comportamento, da autoestima ou até mesmo da saúde”, ressalva.

Ivanoska exemplifica casos de jovens meninas que desenvolvem seios demasiadamente grandes, que resultam em problemas na coluna, ou mesmo os jovens com alterações faciais e problemas respiratórios. “Nesse caso, vale destacar que as cirurgias são corretivas e não meramente estéticas”, acrescenta.

A cirurgiã explica que as cirurgias dos seios, tanto a redução quanto a colocação de próteses, devem esperar o fim do desenvolvimento mamário, que costuma acontecer cerca de dois a três anos após a primeira menstruação. “Mesmo assim, cada caso precisa ser avaliado, ainda mais quando o quadro pode de alguma maneira prejudicar a vida social ou mesmo asaúde do paciente”, enfatiza.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE