Sanepar está entre as maiores empresas do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Sanepar está entre as maiores empresas do Brasil

No setor de infraestrutura, Companhia está em primeiro lugar entre as 100 maiores da Região Sul.

Imagem ilustrativa da imagem Sanepar está entre as maiores empresas do Brasil
-

No setor de infraestrutura, Companhia está em primeiro lugar entre as 100 maiores da Região Sul.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) permanece no grupo de Melhores e Maiores da Revista Exame. Na sua 43.ª edição, o anuário apresenta as 1000 Maiores Empresas do Brasil e, entre elas, as 500 Maiores em Vendas. Neste critério, no exercício de 2015, a Sanepar subiu da 226.ª posição para o 203.º lugar. No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional. Entre as estatais de todo o Brasil, saltou da posição 25, em 2014, para a 21.ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, comemora o posicionamento da companhia entre as maiores do Brasil. “Confirmamos o que a Exame destaca, ou seja, que é possível alcançar a excelência mesmo em épocas tão adversas”. O anuário, que apresenta as informações em dois macrogrupos (as 500 maiores e as classificadas nas posições 501 e 1000), aponta que entre as 500 maiores de todo o Brasil, o faturamento caiu 4,6% em relação ao ano de 2014; as dívidas subiram 12%; 178 mil empregos foram extintos entre as empresas pesquisadas e o lucro que, em 2014, havia sido de 18 bilhões de dólares “virou prejuízo de 19 bilhões”, em 2015. “Mesmo assim, a Sanepar não para. Mantemos os investimentos e a expansão dos serviços nos 346 municípios onde atuamos”, reitera Mounir. Considerando o critério utilizado pela Exame, o lucro da Sanepar em 2015 foi da ordem de US$ 111 milhões.

No setor de infraestrutura, do qual fazem parte as empresas concessionárias de saneamento, de pedágio, de administração portuária e de aeroportos, a Sanepar está em entre as maiores em crescimento (3.º lugar), liderança de mercado (4.º), liquidez corrente (5.º), rentabilidade (5.º) e riqueza criada por empregado (8.º).

Os indicadores utilizados para a análise de desempenho das maiores e melhores e os termos adotados são: ativo total ajustado, capital circulante líquido, crescimento das vendas, Ebitda, empregados, endividamento, excelência empresarial, giro do ativo, liquidez corrente, lucro, riqueza criada, entre outros.

Paraná – Entre as 500 maiores do Brasil, cinco das empresas mais lucrativas estão no Paraná. Neste grupo duas são controladas pelo governo do Estado: a Sanepar - responsável pelas atividades de saneamento como o abastecimento de água tratada, a coleta e tratamento do esgoto doméstico e a gestão dos resíduos sólidos - e a Copel Geração e Transmissão, que administra usinas e linhas de transmissão.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE