TRE proíbe plebiscito que votaria separação da região Sul | aRede
PUBLICIDADE

TRE proíbe plebiscito que votaria separação da região Sul

Celso Deucher é um dos líderes do Movimento "O Sul é meu país"
Celso Deucher é um dos líderes do Movimento "O Sul é meu país" -

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina  proibiu a realização do plebiscito informal que visava a separação da região Sul. O TRE pediu que a Polícia Federal investigue o caso.

O plebiscito informal que vinha sendo organizado para questionar a população sobre a separação da região Sul do restante do Brasil foi proibido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O TRE pediu que a Polícia Federal investigue o caso porque tentar desmembrar parte do território nacional para constituir um país independente é considerado crime com pena de prisão, que varia de quatro a 12 anos.

                A decisão da Justiça foi divulgada após o movimento separatista “O Sul é meu país” informar a realização do plebiscito ao consultar a 85ª Zona Eleitoral de Joaçaba e após a imprensa veicular a intenção de espalhar 4 mil urnas perto dos locais de votação no dia 2 de outubro, no primeiro turno das eleições municipais. O crime está previsto na lei 7.170, no artigo 11. A punição por incitar a separação é mais leve e varia entre um e quatro anos de reclusão.

                Cabe recurso na decisão da Justiça.

                As informações são da Gazeta do Povo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE