Grupo quer plebiscito informal para separar o Sul do resto do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Grupo quer plebiscito informal para separar o Sul do resto do Brasil

Celso Deucher é um dos líderes do movimento
Celso Deucher é um dos líderes do movimento -

Grupo realizará um plebiscito questionando sobre a separação do Sul do resto do Brasil. A meta é alcançar 1 milhão de pessoas, o que representaria 5% dos eleitores da região.

                A empresária gaúcha Anidria Rocha, de 46 anos, é uma das líderes do movimento “O Sul é Meu País” que organiza a realização de um plebiscito informal sobre a separação de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do Brasil. A votação ocorrerá no dia 2 de outubro, simultaneamente às eleições municipais, das 8h às 17h. As urnas estarão espalhadas nos três estados e devem ficar a 100 metros dos colégios eleitorais.

                A pergunta a ser respondida na cédula é: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. A meta do grupo é alcançar 1 milhão de pessoas – o equivalente a 5% dos eleitores da região Sul. Voluntários devem bancar os custos das urnas e cédulas.

                O promotor gaúcho Rodrigo Zilio afirmou que a votação não tem legalidade, mas é permitida. Para ter algum valor, o plebiscito precisaria seguir a lei 9.709, que exige que a votação seja aprovada pelo Congresso e sob regulação da Justiça Eleitoral.

                As informações são da Gazeta do Povo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE