Ano letivo começa com quase 2 mil crianças na educação infantil | aRede
PUBLICIDADE

Ano letivo começa com quase 2 mil crianças na educação infantil

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir do dia 5 de fevereiro, serão 1.945 crianças de zero a cinco anos frequentando turmas de educação infantil da rede municipal de ensino de Castro, nos Campos Gerais. As rematrículas aconteceram no final do ano passado e as matrículas dos novos alunos foram realizadas na segunda-feira (26). No total, foram disponibilizadas e preenchidas 568 vagas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em reunião na Prefeitura na terça-feira (27), a secretária Maurem, acompanhada de profissionais da Educação, apresentou ao prefeito Reinaldo Cardoso e ao vice-prefeito Marcos Bertolini, o balanço do trabalho realizado durante a realização das matrículas e também mais detalhes sobre a lista de espera.

Para evitar as longas filas ocorridas em anos anteriores – entre outros problemas – neste ano a Secretaria Municipal de Educação decidiu concentrar as matrículas na sede da Secretaria. “Conseguimos atender toda a demanda por vagas para crianças com idade entre quatro e cinco anos. Assim, nenhuma família que procurou a Secretaria ficou sem vaga para alunos nesta faixa etária”, explica a secretária municipal de Educação, Maurem Clara Johnsson Kremer. Devido à Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, o Ministério da Educação (MEC) determina que a matrícula de crianças na pré-escola a partir dos quatro anos será obrigatória em 2016. Ao todo, são 1486 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para crianças com idade entre três e cinco anos.

Para crianças com idade entre zero e dois anos atualmente são 459 vagas nos CMEIs.

Conforme Maurem, o número de vagas ainda não é suficiente para atender a demanda para esta faixa etária. Por isso, entre os critérios definidos em conjunto com o Ministério Público, no ano passado, é que fossem matriculadas, com prioridade, crianças cujas mães trabalham ou são beneficiárias de programas sociais do governo federal.

Fim das filas

Mas, explica a secretária, ainda neste ano serão ofertadas mais vagas na educação infantil. Por isso, as famílias que não conseguiram efetuar a matrícula devem procurar a Secretaria e inscrever as crianças na lista de espera. “É importante que as famílias façam o cadastro na sede da Secretaria de Educação para que tenhamos noção de qual a real demanda da educação infantil. O cadastro acontecerá permanentemente ao longo de todo o ano e, para preencher as vagas que serão abertas vamos respeitar a ordem da lista de espera e, sempre que forem abertas novas vagas, entraremos em contato com a família”, esclarece.

Maurem frisa ainda que o cadastro fará com que no próximo ano não haja mais fila  para as matrículas. “A lista de espera será utilizada ao longo de 2015 e também para o próximo ano letivo. Assim, para as matrículas de novos alunos em 2016 vamos entrar em contato com as famílias que fizeram cadastro, conforme a ordem de inscrição, sem que precise haver filas para que a efetivação das matrículas”, aponta.

Novas vagas

O prefeito Reinaldo reforça que, para o mês de fevereiro está prevista a inauguração do CMEI da Vila Rosário, com mais de 210 vagas e a ampliação de turmas no Cmei Despertar para o Mundo. Além disso, para agosto serão abertas mais 75 novas vagas no CMEI Elizabet Kugler e 120 no espaço onde funcionava o Centro de Capacitação Padre Lívio Donati. Para agosto, está prevista a entrega de CMEI no Jardim Arapongas e para outubro há a previsão de entrega do CMEI no Jardim Alvorada. Neste ano também serão abertas mais 25 vagas no Guararema e 18 na Terra Nova, junto às escolas municipais.

Além disso, no próximo ano será construído o CMEI no Jardim Bailly, com recursos do governo federal. “Com isso, nestes quatro anos, devemos praticamente dobrar o número de vagas na educação infantil, o que representa um avanço muito grande para as famílias castrenses”, finaliza o prefeito.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE