Casos de dengue sobem 58% na região dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Casos de dengue sobem 58% na região dos Campos Gerais

Apenas quatro cidades da região não têm casos da doença confirmados

Cidades dos Campos Gerais se uniram junto ao Dia D contra a dengue
Cidades dos Campos Gerais se uniram junto ao Dia D contra a dengue -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os Campos Gerais registram aumento no número de casos confirmados da dengue, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conforme o boletim divulgado em 27 de fevereiro, eram 303 casos, mas agora são 479 confirmados, conforme divulgado nesta terça-feira (5). Isso representa um aumento de 58% nos casos positivados nas cidades dos Campos Gerais, com destaque para o município de Ortigueira, que possui 160 casos confirmados da doença, o maior número na região.

Este é o 26º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 187.594 notificações, 46.122 casos em investigação e 61.130 descartados em todo o Paraná. Nos Campos Gerais, os dados são alarmantes, uma vez que apenas quatro cidades da região ainda não possuem casos confirmados da doença, número que na semana passada era de sete municípios. Vale ressaltar o município de Tibagi, que permanecia sem casos positivos da doença, mas agora registra um caso confirmado, conforme o boletim.

DIA D - O Ministério da Saúde realizou no último sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O objetivo do evento, denominado Brasil unido contra a dengue, foi fazer uma ação integrada de mobilização nacional em todos os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção, devido à alta de casos.

O Estado do Paraná recebeu em 22 de fevereiro, 35.025 doses da vacina Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. Até o momento, não há previsão de envio de novas remessas pelo Governo Federal. “O momento é crítico, não temos vacina para todo mundo, e por isso as ações de limpeza e conscientização são tão importantes. A dengue é uma doença evitável, se não tem mosquito, não tem doença, então precisamos nos unir neste combate”, acrescentou o secretário.

ÓBITOS – As 14 mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 31 e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Do total de registros, dois óbitos ocorreram nos municípios de Ampére e Salto do Lontra (8ª RS); um em Mariluz (12ª RS); um em Paranavaí (14ª RS); um em Sarandi (15ª RS); dois em Apucarana (16ª RS); dois em Terra Roxa e Toledo (20ª RS) e um em Ivaiporã (22ª RS). Na 17ª Regional de Londrina houve quatro óbitos, o maior número deste boletim. Dois deles eram residentes do município de Londrina, um de Cambé e um de Rolândia.  

Os óbitos do período epidemiológico foram em Antonina, Ampére, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Mariluz, Marilena, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Arapongas, Cambira, Cambé, Londrina, Rolândia, Terra Roxa, Toledo e Ivaiporã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE